Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento / Literacy Practices from the Literacy Perspective

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2336

Palavras-chave:

Alfabetização e letramento, leitura, escrita.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a temática alfabetização e letramento. Fundamenta-se na perspectiva da teoria construtivista e do alfabetizar letrando onde se aproxima do processo natural do desenvolvimento psicológico da criança.  Analisa e faz uma reflexão teórica em torno das práticas pedagógicas dos professores. Amplia essa reflexão com recomendações a respeito do alfabetizar na perspectiva do letramento. A temática busca investigar diferentes concepções baseadas em discussões de diferentes autores (SOARES, 2003; KRAMER, 1998; FRANCHI, 2012; FERREIRO, 2010) sobre práticas de alfabetização. Isto porque com o desenvolvimento da sociedade contemporânea apenas o acesso ao mecanismo da escrita não é suficiente para que o indivíduo participe da sociedade; é preciso, além de ser alfabetizado, saber fazer uso da leitura e da escrita nos contextos sociais em que está inserido.

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Biografia do Autor

Waleika da Cruz Ferreira, Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN

Professora da rede pública municipal de Jardim-CE e Cedro-PE, licenciada em letras pela faculdade de Formação de professores de Serra Talhada-PE, especialista em gestão escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN, mestranda em Ciências da Educação pela ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY.

Espedito Fidelis de Araújo, Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN

Professor da rede pública municipal de Jardim-CE e Cedro-PE, licenciado em pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, especialista em gestão escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN, mestrando em ciências da educação pela ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

José Oreste de Oliveira, Faculdade de Juazeiro do Norte-FJN

Professor da rede pública municipal de Araripe- CE, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri, especialista em Educação ambiental e desenvolvimento sustentável pela Faculdade Juazeiro do Norte-FJN, mestrando em ciências da educação pela ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY.

Francisco Marcôncio Targino de Moura, Faculdade das Américas - FADAM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC),  Mestre em Educação com área de concentração em Formação de Professores pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Licenciado em Ciências pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Professor do Curso de Pedagogia da Faculdade das Américas - FADAM, Professor de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza

Referências

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Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos