Conhecendo os antecedentes do Comportamento Frugal de Compras: Um estudo utilizando Análises Estatísticas Bivariadas / Knowing the background to frugal Shopping Behavior: A study using Bivariate Statistical Analyzes

Autores

  • Matheus Frohlich Marquetto Universidade Federal de Santa Maria – PPGA
  • Anieli Ebling Bulé Universidade Federal de Santa Maria – PPGA https://orcid.org/0000-0003-4310-4750
  • Letícia Gomes dos Santos Universidade Federal de Santa Maria – PPGA
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria – PPGA
  • Mauri Leodir Löbler Universidade Federal de Santa Maria – PPGA https://orcid.org/0000-0002-0244-6351

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2318

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, marketing, frugalidade.

Resumo

O consumidor exercita a frugalidade na medida que é cuidadoso com o seu dinheiro. Compreender o perfil destes consumidores é de suma importância para os varejistas, pois o comportamento daquele que compra de maneira frugal pode ser influenciado também por motivações externas, ou seja, pode oscilar de acordo com a economia, por exemplo, e pode se manifestar como parte relevante do público alvo do varejo. O Modelo Conceitual utilizado neste estudo busca explicar o comportamento frugal de compra por meio de um conjunto de características do consumidor. Este artigo buscou acrescentar ao esforço de melhor compreender o consumidor quanto às características que podem incentivar a pratica da frugalidade no consumo. O estudo realizado, então, pôde demonstrar diferenças entre consumidores por meio de características nem sempre abordadas ou tratadas em estudos do comportamento de consumo. A relevância dessas características e os grupos que as possuem evidencia diferenças no comportamento frugal.

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Biografia do Autor

Anieli Ebling Bulé, Universidade Federal de Santa Maria – PPGA

Professora de Administração - área de Marketing

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Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos