O Papel Determinante do Currículo no Processo de Recrutamento e Seleção / The Role of Curriculum in the Recruitment and Selection Process

Autores

  • Ikaro Ramon Vidal de Oliveira Centro Universitário Vale do Salgado
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2317

Palavras-chave:

Currículo, Mercado de Trabalho, Competências

Resumo

A busca por profissionais qualificados tem sido uma preocupação cada vez mais constante no cenário mercadológico atual, e, por esta razão, os processos de recrutamento e seleção tornam-se mais criteriosos, tendo na análise curricular, uma de suas etapas, talvez a mais importante delas. É por esta razão que se apresenta este estudo com o objetivo de identificar o papel do currículo no processo de recrutamento e seleção e sua relevância para a inserção no mercado de trabalho. Outros objetivos são: estabelecer aspectos conceituais e históricos sobre a Gestão de Recursos Humanos, nas empresas; compreender o papel do RH na atração e retenção de talentos; determinar quais os aspectos mais importantes na produção de um currículo e a relação currículo x mercado de trabalho. Trata-se de uma revisão de literatura, sendo que, inicialmente, discorre-se os conceitos e a evolução da gestão de Rh; em seguida, aborda-se sobre o papel do Rh na atração de talentos, e, depois, o foco é o tema central do estudo, abordando-se sobre a importância do currículo. Entre os aspectos mostrados no estudo, observou-se que a análise curricular não tem na experiência teórica o ponto mais forte, ela em si não é suficiente para que o candidato considere que pode se destacar, sendo levado em conta, com peso significativo, as experiências pessoais, em que são incluídas participações em eventos coletivos. Além disso, a experiência, a escolaridade e a faixa etária aparecem como aspectos importantes em um currículo convencional. Conclui-se que o currículo têm relevância para a inserção no mercado de trabalho, sendo necessário, no entanto, que este seja produzido de forma a atender às exigências de um mercado cuja exigência de perfil profissional vem atrelada a competências e habilidades que tornam os candidatos com um currículo mais rico, mais aptos a conquistar seu posto neste mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ikaro Ramon Vidal de Oliveira, Centro Universitário Vale do Salgado

Pesquisador na área de Gestão de Pessoas com foco em Recrutamento e Seleção.

Referências

ABREU, C. V.; CARVALHO-FREITAS, M. N. de. Seleção por competências: A percepção dos profissionais de RH sobre o método de seleção por competências. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 3, n. 2, p.225-234, Mar. 2009.

ALMEIDA, W. Captação e seleção de talentos. Editora Atlas, São Paulo. 2004

AMARAL, R. M.; GARCIA, L. G.; FARIA, L. I. L; ALIPRANDINI, D. H. Modelo para o mapeamento de competências em equipes de inteligência competitiva. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 37, n. 2, p. 7-19, Mai/Ago 2008.

BANOV, Márcia Regina. Recrutamento, seleção e Competências. São Paulo: Atlas 2010.

BOMFIM, Rosa Amorim. A utilização de vídeo currículo na avaliação de competências. Revista Organização Sistêmica, v. 7, n. 4, jan/dez 2015

BOUDREAU, John W; MILKOVICH, George T;. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para o mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005.

BRANHAM, L. Motivando as pessoas que fazem a diferença: 24 maneiras de manter os talentos de sua empresa. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BRESSIANI, Taís, MARCHIORETTO, Monique Diez. Recrutamento e Seleção de Pessoas. Monografia de Conclusão de Curso, Curso de Graduação de Administração. Faculdade Cenecista de Capivari - FACECAP/CNEC – 45 p., 2009.

CARVALHO, A.N; NASCIMENTO, L.P. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1997.

DUTRA, J. S. Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectiva. São Paulo: Atlas, 2002.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papeis Profissionais. São Paulo: Atlas. 2009.

GOMES, F.G.D; STEFANO S.R. Análise dos processos de recrutamento e seleção em microempresas do município de Prudentópolis – Paraná. Ed.5 - UNICENTRO - Revista Eletrônica Lato Sensu, 2008.

GONÇALVES, Edwaldo; BERGER, Sâmia Nimer. A importância da agencia de encaminhamento no processo de recrutamento e seleção de pessoal para empresas parceiras: estudo de caso na Empresa Microlins de São Gabriel da Palha – ES. Nova Venécia – ES: UNIVEN, 2011.

HANASHIRO, Darcy M.; TEIXEIRA, Maria L.; ZACCARELLI, Laura M. Gestão do fator humano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

IPEADATA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: < http://ipeadata.gov.br/Default.aspx>. Acesso em: ago/2019.

LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências, São Paulo: Saraiva. 2005.

LEITE, L. A. M. C. Consultoria em gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

NISGOSKI, Luiz Fernando. Aspectos determinantes para a atração, formação e retenção de talentos na empresa. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.

ODERICH, Cecília Leão; LOPES, Fernando Dias. Novas competências e gerência internacional – uma análise a partir da perspectiva institucional. REAd Revista Eletrônica de Administração, ISSN 1413-2311, edição 19, nº 1, v.7, mar. de 2001.

ONORIO, Jéssica Jacqueline Estanislau. Recrutamento e seleção: um estudo de caso em uma empresa do segmento de varejo alimentício. Monografia (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.

PASCHOAL, Luiz. Gestão de pessoas: nos micros, pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

RABAGLIO, M.O. Seleção por competências. 4 ed. São Paulo: Educator, 2004.

REFATTI , Sandra;SANTOS , Juliana Agustineli Pereira. Evolução do capital humano nas organizações, 2012. Disponível em :< https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/9418550.pdf >Acesso em out/2019..

RÉGNIER, K. D. O que conta como mérito no processo de seleção de gerentes e executivos. Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS, 2006.

RIBEIRO, Antonio L. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005.

RICCIO, Edson Luiz. Um estudo da contabilidade como sistema de informações. 1989. Tese (Doutorado em Contabilidade) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.

RODRIGUES, W. C. Metodologia Científica. Série didática, FAETEC/IST. 2007

SANTOS, L. F. A. do. Apostila metodologia da pesquisa científica II. Série didática, FAIT, 2006.

SCISTOWSKI, L. Como Conquistar e Manter seu Emprego – tudo o que você precisa saber e fazer para estar competitivo e se manter empregável. Rio de Janeiro: Palavra e Imagem, 2002

TACHIKAWA, T. Uma Abordagem Aplicada às Estratégias de Negócios. São Paulo: FGV, 2001.

_____.; FERREIRA, V. C. P.; FORTUNA, A. A. M. Gestão com pessoas: uma abordagem aplicada às estratégias de negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2001.

TOLEDO, F. de. Administração de pessoal, desenvolvimento de recursos humanos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

VERGARA, S. (org.) Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.

WOOD Jr, Thomas (coord). Mudança organizacional: aprofundando temas atuais em administração de empresas. São Paulo: Atlas, 1995.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos