REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA E ADOLESCENTES: MITOS E VERDADES

Autores

  • Daniela Krone Dominski
  • Débora Emerim Nunes Brito
  • Idegar Nunes dos Santos
  • Juliana Alves Rodrigues
  • Eliane Moura
  • Cristiane Silva Esteves
  • Regina Maria Fernandes Lopes

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i20.230

Palavras-chave:

Adolescência, Estudantes, Internet, dependência internet, cyberbullying.

Resumo

O avanço tecnológico na área da informação e comunicação vem interferindo diretamente nas atividades comunicativas humanas. Este artigo aborda os mitos e verdades da relação entre a tecnologia e os adolescentes estudantes e objetiva analisar o uso excessivo da Internet por adolescentes. O método utilizado para este estudo foi indutivo e as características apresentadas apontam que o tipo de pesquisa utilizada de revisão de literatura, referente à relação do hábito de leitura e a internet, o uso adequado para acessá-la, influencia no comportamento dos adolescentes, as vantagens e desvantagens da utilização da tecnologia na educação dos estudantes adolescentes. Após a análise dos dados, buscou-se levantar os determinantes da ocorrência desse comportamento, verificar os sites mais utilizados, constatar o tempo de uso e levantar os possíveis riscos desse uso abusivo, bem como dar subsídio a novas pesquisas para se construir uma melhor forma de abordar o problema. Os resultados mostraram, qualitativamente a relevância positiva que a internet, dentre outras tecnologias, tem apresentado, abrindo um mundo de possibilidades aos estudantes da era digital.  Pesquisas recentes mostraram que o cyberbullying, tem sido denominada na literatura científica, esta nova forma de assédio realizada através da tecnologia, vem trazendo prejuízos para a população, principalmente para os pares de adolescentes

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Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Educação