PSICÓLOGO ESCOLAR E PSICOPEDAGOGO: LIMITES E POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO

Autores

  • Cristiana Linhares Ribeiro Alencar
  • Flávia Adalgisa Ferreira Lima
  • Irene Fernandes Batista
  • Lucicleide Sampaio Jeremias

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i19.221

Palavras-chave:

Psicólogo Escolar, Psicopedagogo, Dificuldade de Aprendizagem

Resumo

A escola é permeada por uma série de questões complexas, visto que é composta por uma diversidade de seres humanos, onde cada um traz consigo suas peculiaridades intrínsecas ao mundo familiar, bem como as questões próprias de cada um, neste contexto são necessárias a atuação de diversos profissionais, dentre eles o Psicólogo Escolar e o Psicopedagogo. O presente artigo tem como objetivo estudar os limites e as possibilidades de atuação do psicólogo escolar e do psicopedagogo no espaço escolar. O estudo utilizou como metodologia para apropriação do conhecimento uma revisão de literatura com busca em sites acadêmicos de estudiosos sobre a temática. Fica claro neste estudo a necessidade de uma equipe multidisciplinar dentro do ambiente escolar, que favoreça o resgate do ensino aprendizagem de forma global e integrada, tendo como profissionais imprescindíveis o psicólogo escolar e o psicopedagogo, frente aos diversos problemas que permeiam a escola, propiciando o desenvolvimento de todos os aspectos educacionais que repercutem no processo ensino aprendizagem. Entretanto, em se tratando das possibilidades de intervenção de atuação destes profissionais pode-se perceber que o campo de atuação é vasto e cada um possui suas peculiaridades, mas que os pontos de atuação muitas vezes são convergentes, tendo em vista a busca de um objetivo comum que é promover a aprendizagem de forma satisfatória com o desenvolvimento do ser em seus aspectos biopsicossociais.

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Biografia do Autor

Cristiana Linhares Ribeiro Alencar

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2013-02-08

Edição

Seção

Educação