As diversas facetas das práticas pedagógicas: um mergulho na síntese das suas identificações/definições

Autores

  • Rafael Araújo Leal

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v6i18.204

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, escola, conhecimento.

Resumo

O presente trabalho trás na sua essência, uma abordagem sobre as principais práticas pedagógicas que são desenvolvidas nas escolas brasileiras, e das possibilidades advindas das suas utilizações, traduzidas no trabalho dos docentes que atuam no interior das salas de aula. Uma viagem teórica através do tempo e das idéias que permearam e que permeiam a ação do fazer pedagógico, como meio da obtenção do conhecimento, este por sua vez proporcionado pela educação institucional, a escola. Um mergulho que busca emergir para novos olhares e interpretações a cerca do fazer docente, não mais pautados em abordagens simples e sem fundamentos, que deixam a margem uma parcela significativa da população. E sim, possibilitar práticas condizentes com a realidade na qual se encontra o educando. Buscando assim, suporte teórico metodológico a luz das concepções, das tendências e correntes pedagógicas, tentando extrair das mesmas, aquilo que elas têm de melhor, vendo dessa forma, que todas têm a sua parcela de contribuição e importância à educação, posto que, ambas permanecem vivas e ativas na prática dos professores e consequentemente, nas escolas, dando e compondo a base de sustentação para a obtenção do conhecimento, este função primeira da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-19

Edição

Seção

Educação