A IMPORTÂNCIA DA COLPOSCOPIA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE COLO DO ÚTERO

Autores

  • Bárbara Lacerda Menezes Silva Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Aryellen Kellen Nunes Bezerra Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Ana Vitória Gonçalves Ribeiro Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Tayná de Oliveira Teles Antunes Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Thais Parente Bezerra Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Geraldo Diego Viana Macedo Hospital São Lucas

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.2016

Palavras-chave:

Cancer do colo de útero, diagnóstico precoce, colposcopia

Resumo

Introdução:Estudos apontam que o câncer de colo do útero é a segunda neoplasia mais presente do mundo. Entretanto, diversos são os meios de diagnóstico precoce e de acompanhamento dessa patologia, dentre eles destaca-se a colposcopia, fato que, em muito, deveria reduzir consideravelmente os índices dessa neoplasia cervical. A colposcopia é um exame subjetivo que visa rastrear lesões vaginais e uterinas que geralmente não são identificadas a olho nu e pode estar ou não associada a biópsia. Esse exame é solicitado quando a citologia oncótica identifica células alteradas ou quando a paciente já apresentou lesões pelo vírus HPV, de forma que alterações não perceptíveis nos método de rotina são visualizadas.Ademais, a colposcopia devidamente realizada é de suma importância para a confirmação de um laudo positivo ou negativo contado pelos métodos citológicos e histológicos. Dessa forma, o tripé diagnóstico (colposcopia, citologia e histologia) é de suma relevância apara um diagnóstico preciso e acompanhamento adequados das neoplasias de colo do útero. Objetivo: Analisar e descrever a importância da Colposcopia no diagnóstico precoce e consequente manejo correto do câncer de colo do útero. Método: Fez-se uma revisão sistemática e crítica de literatura com artigos das plataformas Scielo e Pubmed com os descritivos: Colposcopia, Diagnóstico Precoce, utilizando os descritores do DeCS. Foram incluídos estudos transversais, revisões sistemáticas e estudos de caso, sendo o critério de exclusão artigos que não contemplaram de forma global o tema escolhido. Assim, dos 22 artigos analisados foram utilizados 7, a partir do ano de 2004 a 2015 , baseando-se nesses critérios. Resultados: Objetivando evitar o desenvolvimento do câncer de colo uterino o ideal é que o diagnóstico seja feito precocemente, mesmo antes da manifestação clínica. No mais, os métodos utilizados para diagnóstico são o exame clínico, a citologia oncótica, a histologia e a colposcopia. A colposcopia é um exame visual usado para localizar a patologia pré-invasiva. Assim, anormalidades não encontradas no exame de rotina podem ser detectadas e encaminhadas para tratamento adequado e precoce. Conclusão: Destarte, é de suma importância a utilização de métodos diagnósticos que visem a detecção precoce do câncer do colo de útero, a exemplo da colposcopia, com intuito de visar um tratamento mais eficaz e uma sobrevida maior das pacientes acometidas por tal patologia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Lacerda Menezes Silva, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

1 Acadêmica de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte; [email protected];

 

Aryellen Kellen Nunes Bezerra, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Acadêmica de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte; [email protected];

Ana Vitória Gonçalves Ribeiro, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

3  Acadêmica de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte; [email protected];

Tayná de Oliveira Teles Antunes, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

4  Acadêmica de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte;  [email protected];

Thais Parente Bezerra, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

5  Acadêmica de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte; [email protected];

Geraldo Diego Viana Macedo, Hospital São Lucas

6  Orientador, médico e residente de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Lucas;  [email protected]

 


 


 

 

Referências

CAETANO, Rosângela et al . Custo-efetividade no diagnóstico precoce do câncer de colo uterino no Brasil. Physis, Rio de Janeiro , v. 16, n. 1, p. 99-118, July 2006 .

DIZ, Maria Del Pilar Estevez e MEDEIROS, Rodrigo Bovolin de. Câncer de colo uterino – fatores de risco, Rev Med (São Paulo), v.88, n.1, 2009. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v88i1p7-15

JUNIOR, J.E.; CAVALCANTE, J.R.; SANTIAGO, R.O.; SILVA, D.S. Citologia Oncótica, Colposcopia e Histologia no Diagnóstico de Lesões Epiteliais do Colo Uterino. NewsLab, ed.

, 2004.

RAMA, C et al . Rastreamento anterior para câncer de colo uterino em mulheres com alterações citológicas ou histológicas. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 42, n. 3, p. 411-419, June 2008 .

REIS, Aldo Franklin Ferreira et al . Validade da citologia e da biópsia orientada pela colposcopia no diagnóstico do carcinoma cervical pré-clínico. Rev. Bras. Ginecol. Obstet., Rio de Janeiro , v. 21, n. 4, p. 193-200, May 1999 .

STOFLER, Maria Eduarda Carvalho Wagnes; NUNES, Rodrigo Dias; ROJAS, Paulo Fernando Brum; TRAPANI JUNIOR, Alberto; SCHNEIDER, Ione Jayce Ceola. Avaliação do desempenho da citologia e colposcopia comparados com a. Arquivos Catarinenses de Medicina.vol. 40, no. 3, 2011.

Downloads

Publicado

2019-09-08