A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE NO CANCÊR INFANTO-JUVENIL

Autores

  • Mariana Nogueira Duarte Freire Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.
  • Ana Vitória Gonçalves Ribeiro Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Louise Alves Torres Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Anne Israeliny Nunes Pinheiro Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte
  • Ana Flávia Barroso de Moraes Bacalhau Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.2009

Palavras-chave:

câncer infantil, tratamento, atenção primária.

Resumo

 

Introdução: O câncer é uma multiplicação desordenada das células, capaz permanecer no seu próprio sítio ou atingir outros órgãos. Manifesta-se em qualquer faixa etária, sendo o câncer infanto-juvenil de 0 a 19 anos. Considerado um tipo raro, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que quando comparado ao adulto, corresponde entre 2% e 3% dos tumores malignos registrados no Brasil. A capacitação dos profissionais da saúde para o diagnóstico precoce é importante para diminuir o tempo dos sintomas até o diagnóstico definitivo. Esse tipo de câncer é agressivo, com rapidez no seu desenvolvimento. Entretanto, torna-se mais responsivo ao tratamento. Objetivo: A finalidade desse trabalho é demonstrar a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, relatar a epidemiologia e exaltar capacitação dos profissionais da atenção primária para esse diagnóstico, já que essa atenção é a porta de entrada para futuros tratamentos. Metodologia: A metodologia do trabalho foi uma revisão de literatura realizada de artigos da SCIELO, Revista Brasileira de Cancerologia e Revista Saúde, selecionando artigos entre o ano de publicação de 2010 a 2018.A partir da leitura de 18 artigos para avaliar os dados, foram selecionados 10, que demonstram a relevância deste diagnóstico precoce. Resultados: Segundo o INCA, a maior incidência ocorre em crianças até 5 anos de idade (36,97%), com predominância no sexo masculino (64%). Certificou-se que essa neoplasia possui sinais de alerta de difícil observação, confundindo-se com outros diagnósticos e sendo encaminhados para os centros especializados na fase avançada da doença. Assim, as equipes da atenção primária devem ser treinadas para reconhecer os sintomas precocemente, pois cerca de 70% das crianças acometidas são curadas a partir do diagnóstico e tratamento precoces. Conclusão: Portanto, é inquestionável que o diagnóstico precoce possibilita uma maior chance de cura. Os cuidados da atenção primária são imprescindíveis, devendo também incorporar políticas de rastreamento que minimizem o impacto desse câncer no cenário brasileiro.

 

Palavras chave: câncer infantil, tratamento, atenção primária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Nogueira Duarte Freire, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

Acadêmica do curso de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte.

Ana Vitória Gonçalves Ribeiro, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Acadêmica do curso de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Louise Alves Torres, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Acadêmica do curso de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Anne Israeliny Nunes Pinheiro, Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Acadêmica do curso de medicina na Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro do Norte

Ana Flávia Barroso de Moraes Bacalhau, Universidade Federal de Pernambuco

Orientadora, médica pela Universidade Federal de Pernambuco e professora assistente da Sociedade de Ensino Superior do Ceará

Referências

Referências

ANTONELI, C. B. G. Sinais de alerta – Pode ser câncer.

In: CONGRESSO BAIANO DE ONCOLOGIA INFANTO-JUVENIL, 1., 2004, Ilhéus. Palestra... Ilhéus: [s.n.], 2004.

ALENCAR, D. M. Sinais e sintomas do câncer infantil. In: CONGRESSO BAIANO DE ONCOLOGIA INFANTO-JUVENIL, 1., 2004, Ilhéus. Palestra... Ilhéus: [s.n.], 2004.

LOGGETTO, S. Quais são as crianças que têm maior predisposição em ter câncer? In: CONGRESSO BAIANO DE ONCOLOGIA INFANTO-JUVENIL, 1., 2004, Ilhéus. Palestra... Ilhéus: [s.n.], 2004.

BELTRÃO MRLR, VASCONCELOS MGL, PONTES CM, ALBUQUERQUE MC. Câncer infantil: percepções maternas e estratégias de enfrentamento frente ao diagnóstico. Jorn. Ped. 2007;83(6):562-6.

AZEVEDO MCCV, LIMA KYN, SANTOS ADB, MONTEIRO AI. Atuação primária na identificação precoce do câncer infanto-juvenil. Rev. Pesq. Cuid. Fundam. 2012;4(3):2692-701.

SILVIA JKO, FILHO DCM, MAHAYRI N, FERRAZ RO, FRIESTINO FS. Câncer infantil: monitoramento da informação através dos registros de câncer de base populacional. Rev. Bras. Cancerol. 2012;58(4):681-6.

Malta JDS, Schall VT, Modena CM. O momento do diagnóstico e as dificuldades encontradas pelos médicos pediátricos no tratamento do câncer em Belo Horizonte. Rev. bras. cancerol. 2009;55(1):33-9.

JUNIOR PTM. Diagnóstico das leucemias agudas na infância: "Sempre alerta!" [editorial]. Pediatria (São Paulo). 2008;30(2):86-7.

Downloads

Publicado

2019-09-08