A crise do polo calçadista do CRAJUBAR e o impacto gerado na sua economia / The CRAJUBAR footwear crisis and the impact on its economy

Autores

  • Piedley Macedo Saraiva Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Maria Conceição Aparecida de Araújo Faculdade Paraíso

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1894

Palavras-chave:

Calçados, Crise, Impacto Econômico

Resumo

O Cariri Cearense nos últimos anos passou por um período de franco crescimento e um destaque especial se dá ao triangulo CRAJUBAR (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha) o qual devido, inicialmente, as instalações de indústrias da região do ramo calçadista se tornou uma referência no Brasil em fabricação de calçados injetados sendo considerado o terceiro maior polo neste setor, este fato atrelado ao turismo religioso estruturado devido às romarias em prol do ícone Padre Cicero criou um ambiente propicio ao crescimento do setor varejista gerando uma disseminação de empresas nacionais e multinacionais além do fato de induzir o crescimento do empreendedorismo nesta região. Contudo a crise que afeta o país está gerando um declínio no setor calçadista acarretando uma redução na quantidade de empregados ou até mesmo o encerramento das atividades destas organizações. Baseado neste pressuposto pretendeu-se avaliar com este artigo o impacto econômico e social que as indústrias calçadistas  geram no triangulo CRAJUBAR, a fim  de averiguar este aspecto utilizou-se como base analise de artigos e dados secundários gerados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) e a FIEC ( Federação das indústrias do Ceará) e pode-se evidenciar a redução na quantidade de indústrias no setor e na quantidade de empregos.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Piedley Macedo Saraiva, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

¹ Cursando mestrado em desenvolvimento regional na UFCA, Mestrado profissional em Administração de Empresas pela Uniamericas com concentração em Gestão estratégica. Especialista em Competências Gerenciais pela FALS, em Formação de Professores do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri em Gestão estratégica pela Stella Maris. Graduado em Administração de empresas pela UFPB.ontato: [email protected];

Maria Conceição Aparecida de Araújo, Faculdade Paraíso

² Docente no Curso de Administração na Faculdade Paraíso. Gerente do Programa Sine/IDT Unidade de Juazeiro do Norte. É docente visitante do Instituto Don José. Administradora, com Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Católica do Cariri. Atualmente é Conselheira Regional Efetiva do Conselho Federal de Administração na jurisdição do CRA-CE. Vice-Diretora Financeira da Associação dos Administradores do Estado do Ceará.

 

 


 

 

Referências

BACELAR, T. Discussão sobre a Região Metropolitana do Cariri, proferida na Universidade Regional do Cariri - URCA. Diário do Nordeste, 2011.

BESERRA, Fábio Ricardo Silva, indústria e reestruturação do capital: a indústria de calçados na região do Cariri – CE. Fortaleza, 2007.

CARTAXO, J. Região Metropolitana do Cariri. 2009. Disponível em: < http://www.cidades.ce.gov.br > Acesso em: 05. dez. 2018

CASTRO, H. R.; A Região Metropolitana Na Federação Brasileira: Estudo Do Caso De Londrina, Paraná. Dissertação – Curso de Pós-Graduação em Ciência Política. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Rio de Janeiro, 2006.

CASTRO, J. M., Guimarães, L. O., & Diniz, D. M. O papel dos fatores do contexto relacional na transferência de conhecimento tecnológico: um estudo de caso em uma organização pública de pesquisa agropecuária. Tourism & Management Studies, 2013. 9(2), 130-135.

COSTA, L. C. Questão social e políticas sociais em debate. Sociedade em debate. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas; Educat, v. 12, n.2, p.61-76, jul. dez, 2006.

DUMOULLIN, A. A Romaria em Juazeiro do Norte Estudos Bíblicos 28 Romeiros de ontem e de hoje: peregrinação e romaria na Bíblia. Petrópolis: Vozes, 1990.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MARCONI, Andrade, M. D., LAKATOS, Maria, E. Metodologia do Trabalho Científico, 8ª edição. [Minha Biblioteca]. 2017. Retirado de https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597012408/

NAVARRO, Z. Desenvolvimento rural no Brasil: os limites do passado e os caminhos do futuro. Estudos Avançados (São Paulo), v.15, n.43, p.83-100, set./ dez. 2001.

PREFEITURA DE JUAZEIRO DO NORTE. Perfil socioeconômico. Juazeiro do Norte, 24 de fevereiro 2012. Secretaria. Seplad, p1. Disponível em:< http://www.juazeiro.ce.gov.br/ secretaria/seplad/perfil_socioeconomico > acesso 24 fevereiro 2019.

PORTER, Michael. Estratégia competitiva: técnicas para análise das indústrias e da concorrência. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

SANTOS, M. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas. Setor de calçados do Cariri muda gestão com tecnologia, 2011. Disponível em: < http://agenciasebrae.com.br/noticia/11591427/economia/setor-de-calcados-do-cariri-muda-gestaocom- tecnologia/ >. Acesso em: 05 mar. 2019.

YAÇANÃ, Nepomucena. Região Metropolitana do Cariri: Economista aponta desafios, 2011.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos