Pontos e Contrapontos da Educação Inclusiva nas Escolas Públicas do Município de Siriri/Sergipe / Counterpoints Points and the Inclusive Education in Public Schools of the Municipality Siriri/Sergipe

Autores

  • Denivaldo dos Santos Mestrado em Educação pela Florida Christian University, FCU
  • Joelson Rodrigues Miguel Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1882

Palavras-chave:

Educação. Diferenças. Inclusão. Educadores. Contrapontos.

Resumo

Esta pesquisa, Pontos e Contrapontos da Educação Inclusiva nas Escolas Públicas do município de Siriri/Sergipe, têm por objetivo conhecer a percepção de alunos numa perspectiva de inclusão dos mesmos na escola regular. Trata-se de uma investigação de campo, exploratória, qualitativa, com 09 Alunos com deficiência. O Instrumento de coleta de dados foi entrevista estruturada com 08 (oito) questões. Conclui-se que a educação inclusiva é competência de todos, a pesquisa realizada nas escolas do município demonstrou que os alunos têm uma percepção positiva do processo de inclusão adotado na escola. Todos acreditam apreenderem e desenvolverem habilidades e competências. Sua percepção é de que possuem.  Concluiu-se que, é necessária uma maior divulgação à comunidade sobre a educação inclusiva, como um instrumento que confere às pessoas com deficiência, maior autonomia, como forma de evitar-se a evasão deste público durante o curso das aulas.

 

 

 

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Biografia do Autor

Denivaldo dos Santos, Mestrado em Educação pela Florida Christian University, FCU

1 Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Mestrado em Educação pela Florida Christian University, FCU, Estados Unidos.

Joelson Rodrigues Miguel, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

2 Docente na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Especialização em áreas de Educação e Artes, Master in Arts - Musicologia - pela Universidade de Campbellsville KY. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción PY.  Pós-Doutorando pela Florida Christian University. [email protected].



 


 

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Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Artigos