Análise dos fatores que interferem na aprendizagem de alunos do 1º ao 3º do Ensino Fundamental no município de Ocara / Analysis of the factors that interfere in the learning of students from 1st to 3rd grade in the municipality of Ocara

Autores

  • Verônica Holanda da Silva Universidade do Futuro Ciências Educativas e da Construção da Cidadania-UNIFUTURO. Orlando-Fl.
  • Adelar Hengemühle Universidade do Futuro Ciências Educativas e da Construção da Cidadania-UNIFUTURO. Orlando-Fl

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1861

Palavras-chave:

Dificuldades. Estratégias. Aprendizagens.

Resumo

Existem muitas discussões sobre as mudanças que o sistema educacional brasileiro tem sofrido nas últimas décadas, para atender às novas demandas provenientes do processo de universalização da educação. Porém, com base nessas mudanças é que se faz surgir o desafio de proporcionar educação de qualidade para todos. Desafios esses, que não são poucos nem tão pouco fáceis de enfrentar. No entanto, é preciso reconhecer que a educação já alcançou varias conquistas, pelo qual tem feito com que a esperança se renasça a cada novo dia. O presente trabalho parte do pressuposto que é preciso investigar, observar e analisar nossas escolas para conseguirmos obter resultados mais reais e significativos. Portanto, terá como objetivo analisar os aspectos que dificultam a aprendizagem de alunos do 1º ao 3º ano de uma escola pública de Ocara, tentando compreender até que ponto professores e escola podem contribuir para efetivar uma educação de qualidade. A população investigada foi de 40 sujeitos, entre professores, pais e alunos do 1º ao 3º ano, de escolas públicas de Ocara. Todos os sujeitos responderam a questionários que nos deram informações reais sobre o dia a dia de sala de aula e familiar, enfocando aos momentos de aprendizagem. Na verdade, teve um cunho investigativo como a finalidade de discutir, após os resultados na possível elaboração de estratégias que possa contribuir com a escola e secretaria de educação na efetivação de uma aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Verônica Holanda da Silva, Universidade do Futuro Ciências Educativas e da Construção da Cidadania-UNIFUTURO. Orlando-Fl.

1 Mestrado em Educação pela Universidade do Futuro Ciências Educativas e da Construção da Cidadania-UNIFUTURO. Orlando-Fl.. Contato: [email protected];

Adelar Hengemühle, Universidade do Futuro Ciências Educativas e da Construção da Cidadania-UNIFUTURO. Orlando-Fl

2 Universidade do Futuro Ciências Educativas e da Construção da Cidadania-UNIFUTURO. Orlando-Fl.

 


 

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Publicado

2019-05-31

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Artigos