Sofro, logo me Medico: A Medicalização da Vida como Enfrentamento do Mal-Estar / I Suffer, therefore, i use Self-Medication: The Medicalization of Life as a Coping with Malaise

Autores

  • Amanda Corrêa Rocha Universidade Franciscana (UFN).
  • Nathália da Silva Barrios Universidade Franciscana (UFN).
  • Paulo Daniel da Silva Rolim Universidade Franciscana (UFN).
  • Marcele Pereira da Rosa Zucolotto Universidade Franciscana (UFN). http://orcid.org/0000-0002-6856-8626

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1854

Palavras-chave:

Medicalização da vida. Mal-estar. Subjetividade.

Resumo

A sociedade contemporânea marcada pelo discurso de consumo e medicalização produz modos de subjetividades individualizantes. Elabora estratégias de saídas para o mal-estar que negam a subjetividade e sustentam seu modo de produção. Nesse sentido, o trabalho objetiva compreender como se dão os modos de subjetivação e a relação com o mal-estar e a medicalização da vida. A metodologia utilizada para esse artigo foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa. Como resultados, evidenciou-se que, devido a ascensão do discurso médico e o crescimento da indústria farmacêutica, os indivíduos passaram a buscar na medicalização uma solução rápida para seu sofrimento. Essa alternativa, entretanto, gerou enormes prejuízos para a vida das pessoas, bem como a negação do sofrimento e o uso desregulado de fármacos. Concluiu-se que a medicalização da vida como forma de (não)lidar com esse mal-estar é uma estratégia que deve ser repensada, visto que o sofrimento é algo inerente à vida humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Corrêa Rocha, Universidade Franciscana (UFN).

Psicóloga pela Universidade Franciscana (UFN).

Nathália da Silva Barrios, Universidade Franciscana (UFN).

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana/UFN – Santa Maria -RS.

Paulo Daniel da Silva Rolim, Universidade Franciscana (UFN).

Acadêmico do Curso de Psicologia da Universidade Franciscana/UFN – Santa Maria -RS

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana (UFN).

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Professora Adjunta do Curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Huamnidades e Linguagens da Universidade Franciscana (UFN), de Santa Maria-RS.

Referências

ALBUQUERQUE, K. M. Sofrimento psíquico e mal-estar na contemporaneidade. Cientefico, Fortaleza, v. 15, n. 30, pp. 79-95, jan/jun, 2015.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

BIRMAN, J. O Sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Uso de Medicamentos e Medicalização da Vida: recomendações e estratégias. [recurso eletrônico] – Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/medicamentos_medicalizacao_recomendacoes_estrategia_1ed.pdf>. Acesso em: 26/05/2019.

DALLMANN, J. M. A. O mal-estar que sinto: a medicalização do sofrimento em camadas populares. 2013. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2013.

DANTAS, J. B. Tecnificação da vida: uma discussão sobre o discurso da medicalização da sociedade. Fractal, Rev. Psicol., Rio de Janeiro, v. 21, n. 3, p. 563-580, Dec. 2009.

DELEUZE, G. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 2000.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Introdução: Rizoma. In: DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. pp. 11-37.

IGNÁCIO, V. T. G.; NARDI, H. C. A medicalização como estratégia biopolítica: um estudo sobre o consumo de psicofármacos no contexto de um pequeno município do Rio Grande do Sul. Psicol. Soc., Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 88-95, Dec. 2007.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1977.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GUARIDO, R. A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 33, n. 1, p. 151-161, Apr. 2007.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MARTINS, A. Biopolítica: o poder médico e a autonomia do paciente em uma nova concepção de saúde. Interface - Comunic., Saúde, Educ., Botucatu, v. 8, n. 14, p. 21-32, Feb. 2004.

PALMEIRA, A. B. P.; GEWEHR, R. B. O lugar da experiência do adoecimento no entendimento da doença: discurso médico e subjetividade. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 8, p 2469-2478, Ago. 2018.

ROLNIK, S. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. Caderno Mais! Folha de São Paulo, São Paulo, 1996.

ROSE, N. A política da própria vida: biomedicina, poder e subjetividade no século XXI. São Paulo: Paulus, 2013.

ROUDINESCO, E. Por que a psicanálise? Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

SILVA, R. da. A biologização das emoções e a medicalização da vida: contribuições da psicologia histórico-cultural para a compreensão da sociedade contemporânea. 2011. 244 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011.

SOARES, B. P. Mal-estar na contemporaneidade: ansiedade e medicalização. 2017. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso - UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, 2017.

TAVARES, L. A. T. A depressão como "mal-estar" contemporâneo: medicalização e (ex)sistência do sujeito depressivo. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Edição

Seção

Comment