Capacitação de Gestores e Fiscais de Contratos Administrativos / Training of Managers and Taxes of Administrative Contracts

Autores

  • Fabiana de Possídio Egashira Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE);
  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1852

Palavras-chave:

Administração pública, Gestão, Capacitação

Resumo

Gerenciar e fiscalizar os contratos e convênios administrativos não se mostra tarefa fácil. A carga de responsabilidade imposta ao agente público quando da criação, gestão e fiscalização, bem como do atendimento aos princípios e conteúdos normativos deve estar proporcionalmente equiparada ao dever da Administração de aparelhar, assessorar e capacitar esses servidores. Para tal, o objetivo é o de mostrar a necessidade de capacitação dos gestores e fiscais de contratos e convênios administrativos com o objetivo de diminuir a incidência de inobservâncias de irregularidades na execução contratual, visto que pode trazer prejuízos à Administração bem como a responsabilização civil e/ou criminal do agente praticante do ato arraigado de vício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana de Possídio Egashira, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE);

[1] Pós-graduanda em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Graduada em Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE); Bacharel em Ciências Contábeis-UNOPAR. E-mail:  [email protected];

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

1] Administrador pela Universidade Estácio de Sá; MBA em Gestão Estratégica de Negócios - Escola de Eng. Eletromecânica da Bahia; Especialista em Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro; Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Univ. Federal do Recôncavo da Bahia. Atuando como Professor de Graduação e Pós dos cursos de Gestão Pública da Univasf; Coordenador da Especialização em Gestão Pública Municipal da Univasf; Coordenador do MBA em Logística da FASJ. [email protected].

Referências

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Curso de Direito Administrativo. 26. ed. São Paulo: Malheiros. 2009.

BARROS, Adelina Mendes Borges de. Gestão e Fiscalização de Contratos na Administração Pública. Apostila, 2010.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm> Acesso em: 08 mar. 2019.

______________. Lei n° 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8112cons.htm> Acesso em: 08 mar. 2019.

______________. Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993. Estatuto dos Contratos e Licitações Públicas. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm> Acesso em: 07 mar. 2019.

______________. Escola Nacional de Administração Pública. Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos: Módulo 3. Disponível em: <http://ib.rc.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/SecaoTecnicadeContabilidade/ modulo-3---fiscalizacao-de-contratos.pdf> Acesso em: 19 mar. 2019.

______________. Tribunal de Contas da União. Plenário. Acordao TCU n° 2.917/2010. Relator: Valmir Campelo. Brasília, DF, 03 nov. 2010. Disponível em: <https://contas.tcu.gov.br/sagas/SvlVisualizarRelVotoAcRtf?codFiltro=SAGASSESSAO-ENCERRADA&seOcultaPagina=S&item0=48725> Acesso em: 20 mar. 2019.

CAETANO, Marcelo. Manual de direito administrativo, v. II, Lisboa, Coimbra Editora, 1973.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 26. ed. rev., ampl. e atual. – São Paulo: Atlas, 2013.

______________. Manual de direito administrativo. 28. ed. rev., ampl. e atual. – São Paulo: Atlas, 2015.

FERRAZ, José Américo Souza. Gestão e fiscalização de contratos da Administração Publica. Monografia do curso de especialização em Gestão Pública. Rio de Janeiro. AVM Faculdade Integrada, 2012. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/K220013.pdf> Acesso em: 21 mar. 2019.

FURTADO, Lucas Rocha. Curso de direito administrativo. Belo Horizonte: Fórum, 2017.

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários a Lei de Licitações e Contratos Administrativos. São Paulo: Dialética, 2008.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. São Paulo, Malheiros, 1993.

______________. Direito Administrativo Brasileiro. 34 ed., São Paulo: Editora Malheiros, 2008.

PÉRCIO, Gabriela Verona. Contratos administrativos: sob a ótica de gestão e fiscalização. Curitiba: Negócios Públicos, 2010.

SUÑE, Cristiane; CASTRO, Eduardo Bernardes de; MAGALHÃES, Ana Cristina Macedo. Contratos administrativos na esfera pública: uma análise do papel do gestor e do fiscal. IX congresso nacional de excelência em gestão. 2013.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos