A Prática Educativa de um Professor de Música: Um Estudo de Caso / The Educational Practice of a Music Professor: A Case Study

Autores

  • Joelson Rodrigues Miguel Universidade Autónoma de Asunción PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1847

Resumo

A presente pesquisa é um estudo de caso visando proporcionar uma reflexão da importância da música como instrumento de democratização e suporte no processo interdisciplinar.  O objetivo principal foi compreender e identificar os processos de ensino-aprendizagens musicais do professor de instrumento na prática educativa atuante na Escola Sanfônica de Campina Grande, Paraíba, Brasil, bem como a lógica que guia as suas ações pedagógicas. Os resultados levaram a uma maior reflexão sobre algumas contribuições do registro pedagógico para a educação musical, bem como, a importância para a historiografia, musicologia das tradições populares do sanfoneiro do nordeste. Foram ainda consideradas algumas implicações desse estudo para as discussões sobre a formação dos professores de música e suas competências e habilidades, de forma que possam contribuir para futuras políticas públicas que contemplem a música no ambiente educacional.

 

Palavras-chave: Registro musical, Ensino do intrumento, Práticas pedagógicas.

 

 



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelson Rodrigues Miguel, Universidade Autónoma de Asunción PY

1 Bacharel em Performance Contrabaixo Acústico pela Universidade Federal da Paraíba. Master in Arts - Musicologia pela Universidade de Campbellsville KY. Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción PY e Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Contato: [email protected]

 

 

Joelson Rodrigues Miguel1

 

Referências

BRANDÃO, T. Folguedos tradicionais. Rio de Janeiro: Conquista, 1974.

CUNHA, M. I. O bom professor e a sua prática. Campinas : Papirus, 1989.

GIMENO S. J. Consciência e acção sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org.). Profissão professor. 2. ed. Porto : Porto Editora, 1995, p. 63-92.

HALLAN, S. Music Psichology in Eeducation. London: Institute of Education, University of London, 1998.

INFANTE, M. J.; SILVA, M. S.; ALARCÃO, I. Descrição e análise interpretativa de episódios de ensino: os casos como estratégia de supervisão reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto : Porto Editora, 1996, p. 151-169.

KOELLREUTTER, H. J. Terminologia de uma Nova Estética da Música. Porto Alegre: Movimento, p.138., 1990.

OLIVEIRA, A. A Atuação profissional do educador musical. São Paulo : EPU, 1998.

PAZ, E. A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX: Metodologias e Tedências. Brasilia: Editora MusiMed, 2000.

SADALLA, A. M. F. de A. Com a palavra, a professora: suas crenças, suas ações. Campinas : Alínea, 1998.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SILVA, M. C. M. da. O primeiro ano de docência: ochoque com a realidade. In: ESTRELA, Maria Teresa (org.). Viver e construir a profissão docente. Porto : Porto Editora. 1997, p. 51- 80.

SIQUEIRA, B. Comunicação pessoal. Rio de Janeiro: inédita, 1986.

WIDMER, E. A formação dos compositores contemporâneos. E o seu papel na Educação Musical. Documento datilografado, 1988, 5 f.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Estudo de Caso