A Eficácia da Utilização de Jogos na Disciplina de Marketing / The Effectiveness of Using Games in Marketing Discipline

Autores

  • Gabriel José Andrade Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão
  • Yasmin Ferreira Dias Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão
  • Maria Patrícia de Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão
  • Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1829

Palavras-chave:

Marketing. Jogos Empresariais. Aprendizagem Vivencial

Resumo

O corrente estudo propõe uma análise mais aprofundada a respeito da utilização de jogos empresariais como método de ensino em instituições de ensino superior, na disciplina de marketing no curso de Administração. A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a utilização de jogos nas salas de aula das universidades teria um efeito positivo sobre a aprendizagem dos alunos. Para alcançar o objetivo exposto, a pesquisa se caracteriza como exploratória, descritiva e qualitativa, foram realizados grupos focais envolvendo alunos do curso de Administração do Centro Universitário Leão Sampaio, os alunos participantes da pesquisa são os integrantes do 5º e 6º semestre, que pagam disciplinas que envolvem a utilização de jogos como metodologia de ensino. Constatou-se nessa pesquisa como os discentes encaram os métodos atuais de ensino, e os efeitos que a utilização de jogos na aprendizagem pode ter sobre os mesmos. Os jogos têm se mostrado capazes de não só serem eficientes na educação, mas também capazes de atrair a curiosidade e a atenção dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel José Andrade Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão

[1] Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/UniLeão, [email protected]

Yasmin Ferreira Dias, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

2 Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão, [email protected]

Maria Patrícia de Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

3Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão, [email protected]

Cristiano Viana Cavalcanti Castellão Tavares, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

4 Professor orientador do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão, Doutorando em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Administrador na pró-reitoria de planejamento e orçamento da Universidade Federal do Cariri (UFCA), [email protected]



Referências

BRANDALIZE, A. Jogos de empresa como ferramenta de treinamento e seleção executivos e acadêmicos. Revista Ciências Empresariais, v.2, n.3, ago./dez. 2008. Disponível em: <http://web.unifil.br/docs/empresarial/3/3.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2016.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CES 1/2004. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2004.Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces01_04.pdf>. Acesso em: 09 mar. 2016.

FARIA, I.S.; FARIA, M. Pesquisa de Marketing: teoria e prática. São Paulo: M. Books do Brasil, 2009.

LEWINSKI, S.M. O desempenho de equipes em jogos empresariais: um estudo sobre a coesão e maturidade de equipes. Ponta Grossa, 2011. Disponível em: <http://www.pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/dissertacoes/arquivos/180/Dissertacao.pdf>. Acesso em: 17 maio. 2016.

LOPES, M.C.; NIVEIROS, S.I.; FIALHO, F.A.P. Jogos de empresas na educação: um método inovador de ensino aprendizagem. In: Ahmad, Y., Ed. Social software in higher education: pedagogical models and universities strategies. Palhoça: Editora Unisul, 2011. p. 239-294.

MALHOTRA, N.K. Introdução à Pesquisa de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

MATTAR, F.N. Pesquisa de Marketing: metodologia, planejamento. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

ROSAS, A. R.; SAUAIA, A. C. A. Jogos de Empresas na Educação Superior no Brasil: perspectivas para 2010. Enfoque: Reflexão Contábil, Salvador - BA, v.25, n.2, set. 2006. Disponível em: <http://search.proquest.com/openview/8b5c10c229f79dd8a4d73c4cfa29aec7/1?pq-origsite=gscholar>. Acesso em: 09 mar. 2016.

SANTOS, M.R.G.F.; LOVATO, S. Os jogos de empresas como recurso didático na formação de administradores. Novas Tecnologias na Educação, v.5, n.2, dez. 2007. Disponível em: <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/2aMagda.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2016.

SAUAIA, A.C.A. Conhecimento versus desempenho das organizações: um estudo empírico com jogos de empresas. Revista Eletrônica de Administração, v.12, n.1, jan./fev. 2006. Disponível em: <http://www.spell.org.br/documentos/ver/19511/conhecimento-versus-desempenho-das-organizacoes--um-estudo-empirico-com-jogos-de-empresas/i/pt-br>. Acesso em: 24 abr. 2016

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos