O Uso de Modelos Didáticos de Células Eucarióticas como instrumentos facilitadores nas aulas de Citologia do Ensino Fundamental / The Use of Didactic Models of Eukaryotic Cells as Facilitating Tools in the Cytology Classes of Elementary Education

Autores

  • Juliane Maria de Santana Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Caique Barbosa dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF https://orcid.org/0000-0002-7154-2160

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1824

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ludicidade, Educação, Ensino de Biologia

Resumo

É durante o ensino fundamental que os discentes irão ter o primeiro contato com a citologia, sendo assim, tal conteúdo deve ser bem trabalhado em sala de aula, visto que, servirá como base para diversos outros conteúdos. Entretanto, vale ressaltar que, para se trabalhar os conceitos abstratos da citologia o professor precisa estar sempre em busca de práticas educativas diferentes a fim de melhorar o processo de aprendizagem dos seus alunos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar por meio de uma revisão de bibliográfica as contribuições do uso de modelos tridimensionais de células eucarióticas como facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Ciências no conteúdo de Citologia, fazendo um levantamento de trabalhos que abordam essa temática nos últimos 10 anos. Dos 46 artigos nas diversas bases de dados (Bireme, SCIELO, Periódicos Capes, PUBMED e LILACS), 38 foram excluídos por não atender os requisitos de inclusão, sendo 8 incluídos na construção da revisão bibliográfica e 4 apresentaram estudos relevantes sobre a temática. Nos estudos encontrados destaca-se que os alunos que tiveram aula com os modelos tridimensionais das células obtiveram um maior desempenho se comparados àqueles que assistiram apenas a uma aula expositiva, e, além disso, notou-se que os discentes mostraram-se motivados e interessados a realizar as atividades propostas durante as intervenções.

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Biografia do Autor

Juliane Maria de Santana, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Discente do Curso de Especialização em Docência em Biologia – UNIVASF. Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco – IFPE.

Caique Barbosa dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestrando em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Especialista no Ensino da Biologia pela Universidade de Pernambuco – UPE. Graduado em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF.

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Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão