Mapeamento das Atividades Técnicas desenvolvidas no CRAS do Município de Paramirim-BA / Mapping of the Technical Activities developed in the CRAS of the Municipality of Paramirim-BA

Autores

  • Juliana Meira Tanajura Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – Jequié
  • João Sotero do Vale Júnior Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – Jequié
  • Lucinéia Braga de Oliveira Magalhães Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1805

Palavras-chave:

Mapeamento de equipes, fluxograma, CRAS.

Resumo

O artigo é voltado para a rede de atenção básica, no qual encontra-se o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mostrando a funcionalidade do órgão dentro de um município, suas funções e programas ofertados. Apresenta como objetivo principal compreender como está o funcionamento das atividades técnicas realizadas e demandas da equipe técnica do CRAS de Pequeno Porte II do Município de Paramirim-Ba. Contamos com o aporte teórico dos manuais: Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, Caderno de Orientações Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Articulação necessária na Proteção Social Básica e Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. A pesquisa é de caráter quantitativa, onde foi realizado um mapeamento das atividades no período de 2017 e 2018, tendo as dimensões: levantamento da equipe, atividades realizadas por equipe e das demandas social. Em suma, mostra um crescimento em algumas das atividades e a queda em outras, mas que não podem ser avaliadas isoladamente sugerindo assim o fluxograma para demonstrar uma possível ampliação de carga horária para atendimentos integrais sem que o CRAS local fique descoberto quando uma equipe estiver em visita técnica. Contudo, com equilíbrio das atividades prestadas pela equipe do órgão a tendência é maior para a busca da superação da situação de vulnerabilidade social, autonomia e emancipação das famílias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Meira Tanajura, Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – Jequié

[1] Psicóloga. Especialista em Gestão de Pessoas com Ênfase em Psicologia Organizacional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – Jequié, [email protected], Jequié, Bahia, Brasil;

João Sotero do Vale Júnior, Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – Jequié

[2] Administrador. Doutorando em Gestão e Tecnologia Industrial pelo SENAI-CIMATEC. Mestre em Administração pela Universidade Salvador – UNIFACS. Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – Jequié, [email protected], Jequié, Bahia, Brasil;

 

Lucinéia Braga de Oliveira Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

[3] Psicóloga. Doutoranda em Ciências da Saúde e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Docente da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC – Jequié, [email protected], Jequié, Bahia, Brasil.


Referências

BRONZO, Carla. Vulnerabilidades: Aproximações Teóricas para o Exercício da Proteção Social. Disponível em: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/dicivip_datain/ckfinder/userfiles/files/ Vigil%C3%A2ncia%20Socioassistencial/Vulnerabilidades.pptx. Acesso em: 01 abr. 2019.

CARMO, E, M. GUIZARDI, L, F. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social.

LIMA, A. MACEDO, M. A Vulnerabilidade Social nos Municípios Goianos.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paramirim/panorama. Acesso em: 28 mar. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf. Acesso em: 24 jan. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/unidades-de-atendimento/cras. Acessos em: 24 jan. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MSD. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/o-que-e. Acesso em: 24 jan. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Disponível em: http://mds.gov.br/area-de-imprensa/noticias/2019/marco/cras-apoiam-familias-a-superar-a-vulnerabilidade-social/view acesso em: 01 abr. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Censo SUAS 2018. Disponível em: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/simulacao/status_censo_2018/relatorio2018.php#

Acesso em: 10 mai. 2019.

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS. Caderno de orientações Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Articulação necessária na Proteção Social Básica. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/cartilha_paif_2511.pdf. Acesso em: 03 abr. 2019

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Sistema Único de Assistência Social - Proteção Social Básica. Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília, 2009.

Downloads

Publicado

2019-05-31

Edição

Seção

Artigos