O Processo de Implementação do Programa de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) no Município de Petrolina / The Process of Implementation of the Program of Improvement of the Learning (PROMAP) in the Municipality of Petrolina

Autores

  • Rosivânia Rodrigues de Alencar Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).
  • Marcelo Henrique Pereira dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1804

Palavras-chave:

Educação Continuada, Políticas Públicas, Implementação de Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de implementação do programa de educação continuada para os docentes na rede básica de ensino no município de Petrolina, partindo da análise do contrato firmado entre o governo local e o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Através da análise documental e entrevistas com atores do projeto identificou-se que o processo de implementação utiliza as metodologias Quali I e Quali II as quais abrangem alunos do 3º ao 9º ano. O processo divide-se em duas etapas: 1) aplica-se teste de seleção aos alunos com vistas a verificar os níveis de proficiência; 2) a partir dos resultados que são encaminhados ao IQE busca-se capacitar professores selecionados no Programa Municipal de Melhoria da Aprendizagem (PROMAP) para atuarem no apoio a outros professores de sala de aula. A prática visa ao melhoramento dos métodos de ensino e, de uma certa forma, ao estabelecimento da motivação entre as partes aluno/professores. No entanto, há barreiras à implementação e limitações no planejamento da gestão local ao considerar um curto prazo de tempo para a atuação do projeto no munícipio.

 


 

           

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Biografia do Autor

Rosivânia Rodrigues de Alencar, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

[1] Pós-graduanda em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Graduado em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Marcelo Henrique Pereira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

[1] Doutor em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo. *Autor para correspondência: Marcelo Henrique Pereira dos Santos. [email protected].



[2] Doutor em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Ciências Sociais (Política) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo. *Autor para correspondência: Marcelo Henrique Pereira dos Santos. .

 

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Publicado

2019-05-30

Edição

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Artigos