Desafios da Formação Continuada de Professores de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental / Challenges of Continuous Training of Teachers of Mathematics of the Final Years of Fundamental Teaching

Autores

  • Rosaline Bezerra de Oliveira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT
  • Joseane Batista de Azevedo Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Marta Suely Madruga da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Almir de Farias Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marinaldo Pontes de Abreu Faculdade Atenas
  • Samuel Bezerra de Oliveira Universidade Vale do Acaraú- UVA
  • Jairo Rangel Targiino Universidade Federal da Paraíba-UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1783

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Formação Contínua. Professores de Matemática

Resumo

Com o objetivo de investigar os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental foi trabalhada a questão: Quais os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental? Realizou-se uma pesquisa exploratória contemplando uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas. As pesquisas empreendidas foram ancoradas por Freire (1975), Nunes (2000), Silva (2016), Aquino (2000), Perrenoud (1999). Dentre os desafios das formações continuadas para professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental detectou-se algumas necessidades segundo a percepção dos professores entrevistados nas quais faz-se ressalva: formação continuada ofertada de modo fragmentado, tendo em vista que só ocorrem no início do ano letivo; os formadores por não conhecerem a realidade dos professores em questão apresentam sugestões de práticas, temas para discussão pouco atrativa para estes profissionais, tornando os encontros monótonos para os participantes. Portanto, considera-se pertinente que a formação continuada para professores seja dada de modo contínuo, que ocorra baseada nas necessidades, anseios, desejos dos educadores, sendo realizado um trabalho considerado significativo para os docentes, onde possam fazer uso na sala de aula; é imprescindível realizar formações que de fato sejam contínuas e estas precisam ocorrer entre os próprios professores no chão da escola.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosaline Bezerra de Oliveira, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT

¹ Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT. Psicopedagoga. Professora da Rede Pública de Mamanguape-PB. E-mail: [email protected];

Joseane Batista de Azevedo, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

² Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências Jurídicas –Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Especialista em Fundamentos da Educação – Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Advogada. Professora. Mediadora Judicial e facilitadora de círculos de Justiça Restaurativa – MPPB. E-mail: [email protected];

Marta Suely Madruga da Silva, Universidade Federal da Paraíba

³ Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Especialista Em Educação Infantil - Universidade Federal da Paraíba. Professora da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB. E-mail: [email protected];

Almir de Farias Silva, Universidade Federal da Paraíba

4 Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Especialista Em Educação Infantil - Universidade Federal da Paraíba. Professor da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB. E-mail: [email protected];

Marinaldo Pontes de Abreu, Faculdade Atenas

5 Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Professor da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB. E-mail: [email protected];

Samuel Bezerra de Oliveira, Universidade Vale do Acaraú- UVA

6 Especialista em Ensino de Matemática-IESP. Graduado em Matemática- Universidade Vale do Acaraú- UVA.

E-mail: [email protected];

Jairo Rangel Targiino, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

7 Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Informação- Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Especialista em Metodologia do Ensino Superior- UNIPÊ. Advogado. Professor. Psicólogo.

E-mail: [email protected].


 

Referências

ARAÚJO, Ismael Xavier de; SILVA, Severino Bezerra da. Educação do Campo e a formação sociopolítica do educador. Editora Universitária da UFPB: João Pessoa, 2011.

ARAÚJO, Paullyanne Leal de; YOSHIDA, Sônia Maria Pinheiro Ferro. Professor: Desafios da prática pedagógica na atualidade. Revista Educação e Linguagem (ICE), V. 3N.1, P1-20, 2009.

AQUINO, Julio Groppa. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

CALDART, Roseli Salete. PALUDO, Conceição. JOHANNES, Dool. (orgs). Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, adultos, jovens, crianças, educadores. Brasília: PRONERA:NEAD, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

FREIRE, Paulo. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993.

MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. PAPIRUS, Campinas-SP, 2011.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Bertrand Brasil, Rio de Janeiro, 2011.

NUNES, Cely do Socorro Costa. Os sentidos da formação continuada de professores. O mundo do trabalho e a formação de professores do Brasil. 152f. Tese de Doutorado em Educação – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2000.

PÉREZ, Daniel Gil. Orientações didáticas para a formação continuada de professores de ciências. In: MENEZES, Luís Carlos de (Orgs.). Formação continuada de professores de ciências no contexto ibero-americano. Campinas/SP: Autores Associados: NUPES, 1996.

PERRENOUD, Philippe. CONSTRUIR AS COMPETÊNCIAS DESDE A ESCOLA. Artmed, Porto Alegre, 1999.

PONTE, João Pedro da Ponte. A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro.

RAPOSO, Mírian B. T.; MACIEL, Diva. A formação de professores para o início da escolarização: uma reflexão a partir da abordagem sociocultural construtivista. Estudos RBEP, v.88, n.220, p.592-620, 2017.

SILVA, Eduardo Jorge Lopes da Silva; LINS, Evelin Carolyne de França e SILVA, Kalídia Costa da. Ações de Formação Continuada para Professores da EJA no Agreste Paraibano. João Pessoa: EDITORA UFPB, 2016.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos