A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience

Autores

  • Rosaline Bezerra de Oliveira Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT
  • Joseane Batista de Azevedo Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Marta Suely Madruga da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Almir de Farias Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Marinaldo Pontes de Abreu Faculdade Atenas
  • Samuel Bezerra de Oliveira Universidade Vale do Acaraú- UVA
  • Jairo Rangel Targiino Universidade Federal da Paraíba-UFPB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1782

Palavras-chave:

Catadores de Materiais Recicláveis, Ensino, Etnomatemática

Resumo

O prisma central desta pesquisa está em analisar a Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis por meio das aulas de Matemática. O tema da pesquisa é: Etnomatemática e Catadores de Materiais Recicláveis. Para dialogar com a temática utilizamos como referências: Freire (2006), Morin (2011), D’Ambrósio (2005), Knijnik (1996). Tem-se uma investigação exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo uma metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder à questão levantada: Como ensinar Matemática baseado na Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis? A pesquisa, portanto, proporcionou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na percepção docente. Como instrumento de coleta de dados tem-se o registro de um relato de experiência de uma professora de Matemática do 6º Ano pertencente a Rede Pública do Vale do Mamanguape-PB, da qual foi feita uma análise de conteúdo. Como resultado temos a sugestão de diversas propostas de ensino a serem utilizadas no ambiente escolar por docentes dentre elas: proporcionar que o aluno pesquise em sua comunidade situações de vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis, promover sessão de debates sobre os principais desafios destes profissionais, sugerir que construam e apliquem entrevistas com estes profissionais afim de se obter informações quanto a custo de materiais, formas de armazenamento, cuidados, ganhos, sustento familiar. Após essas vivências no espaço comunidade e no espaço escolar, baseado em todas as informações colhidas e discutidas é oportuno elaborar questões baseadas nas situações-problemas existentes, construir gráficos, quadros e tabelas em meio aos dados colhidos, fazer uma releitura desta experiência vivida e repensar outras formas de se perceber a Matemática presente na comunidade em que se vive, ou seja, perceber a diversidade Etnomatemática presente e aplica-la para a vida quando necessário.

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Biografia do Autor

Rosaline Bezerra de Oliveira, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT

¹ Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias- ULHT. Psicopedagoga. Professora da Rede Pública de Mamanguape-PB. E-mail: [email protected];

Joseane Batista de Azevedo, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

² Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências Jurídicas –Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Especialista em Fundamentos da Educação – Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Advogada. Professora. Mediadora Judicial e facilitadora de círculos de Justiça Restaurativa – MPPB. E-mail: [email protected];

Marta Suely Madruga da Silva, Universidade Federal da Paraíba

³ Doutoranda em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Especialista Em Educação Infantil - Universidade Federal da Paraíba. Professora da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB. E-mail: [email protected];

Almir de Farias Silva, Universidade Federal da Paraíba

4 Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Especialista Em Educação Infantil - Universidade Federal da Paraíba. Professor da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB. E-mail: [email protected];

Marinaldo Pontes de Abreu, Faculdade Atenas

5 Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Educação- Faculdade Atenas. Professor da Rede Pública Municipal de Curral de Cima e Pedro Régis-PB. E-mail: [email protected];

Samuel Bezerra de Oliveira, Universidade Vale do Acaraú- UVA

6 Especialista em Ensino de Matemática-IESP. Graduado em Matemática- Universidade Vale do Acaraú- UVA.

E-mail: [email protected];

Jairo Rangel Targiino, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

7 Doutorando em Ciências da Educação-Atenas College. Mestre em Ciências da Informação- Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Especialista em Metodologia do Ensino Superior- UNIPÊ. Advogado. Professor. Psicólogo.

E-mail: [email protected].

 

Referências

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FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: O cotidiano do professor. 11. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

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MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos