Perspectivas e Desafios da Gestão Pública Contemporânea /

Autores

  • Istefani de Sá Nunes Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1776

Palavras-chave:

Gestão Pública, Eficiência, Inovação, Municípios

Resumo

Quando nos referimos a Gestão Pública, estamos nos referindo à administração, organização e controle de atos ou ações destinadas à organização da vida social, à garantia de direitos, à melhoria das condições de vida da população. Desta forma, a política pública aparece como uma ferramenta de gestão. Executar políticas públicas é lutar pela efetivação dos direitos sociais na vida da população. Pode-se interpretar os direitos sociais como principais serviços ofertados pelo Estado no sentido de proporcionar um ‘bem-estar’ da sociedade. O artigo visa fazer uma introdução ao estudo de Gestão das Políticas Públicas, destacando as tendências e paradigmas da gestão pública contemporânea, enfatizando as suas especificidades e analisando, particularmente, alguns temas da agenda da gestão pública democrática tais como: a ideia de governança, eficiência, governo eletrônico, transparência, accountability, parcerias com o setor privado, especialmente o 3º setor, participação e descentralização.  Ao longo deste trabalho, foram apresentados os principais conceitos e aspectos relacionados ao tema da Gestão Pública. Destacou-se sua importância para o bom atendimento das necessidades sociais. Todos os conceitos abordados neste capítulo são essenciais para o estudo da Gestão Pública. Não obstante, cuidar da administração dos serviços públicos, buscar a qualidade e a satisfação plena das necessidades sociais é tarefa de cada um dos administrados. Os tópicos acima apontam para a construção e criação de possibilidades cotidianas de participação. Somente a partir da instituição de uma nova cultura de participação poderemos alcançar uma nova consciência democrática, valorizando o capital humano na conquista da cidadania. No próximo tópico, definiremos o conceito de capital humano e exploraremos com mais propriedade o campo da gestão pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Istefani de Sá Nunes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

[1] Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco- FACESF (2017); Estudante de Pós Graduação em Gestão Pública Municipal pela UNIVASF (2019). Contato: [email protected];

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

2 Administrador pela Universidade Estácio de Sá (2005); MBA em Gestão Estratégia de Negócios- Escola Eng. Eletromecânica da Bahia (2006); Especialista em Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (2007); Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Univ. Federal Recôncavo Baiano (2015). Atuando como Professor de Graduação e Pós dos cursos de Gestão Pública da Univasf (2014); Coordenador da Especialização em Gestão Pública da Univasf (2019); Coordenador MBA em Logística da FASJ (2019). Contato: [email protected].

 

Referências

BARACCHINI, Sabrina Addison. A Inovação presente na Administração Pública Brasileira. RAE - Revista de Administração de Empresas. Abr./Jun. 2002 São Paulo, v. 42. n. 2. p. 104-109.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 35. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

DEMO, Pedro. Pobreza Política. 5ª edição – Campinas, SP: Autores associados, 1996. – (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 27)

FERREIRA, Michelle Karen de Brunis. As novas configurações da Gestão Pública: comunicação, conhecimento e pessoas. Disponível em:http://www.egem.org.br/artigos/index.php?cod_artigo=9. Acesso em 15/01/2019.

GAMA, Cláudio Márcio Araújo da. Política: o verdadeiro significado da participação. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/politica-o-verdadeiro-significado-da-participacao/20242/. Acesso em 14.01.19

GUIMARÃES, Ulisses. Promulgação da Constituição de 1988. YouTube, 10 de junho de 2008. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=mlSDpvriBeM. Acesso em 16 jan. 2019.

HERRERA, Wagner. Eficiência, Eficácia e Efetividade. Disponível em: http://www.artigos.com/artigos/sociais/administracao/eficiencia,-eficacia-e-efetividade-918/artigo/. Acesso em 16/01/2019.

LINDEMBERG, Antonio Henrique. Princípios Constitucionais da Administração Pública. S.D. Disponível no site: http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/files/journals/2/articles/32832/public/32832-40730-1-PB.pdf. Acesso em 14/01/2019.

LINHARES, José. Responsabilidade na gestão pública: os desafios dos municípios. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2008.

MARTINS, Cristiane Fortes Nunes. O Princípio da Eficiência na Administração Pública. [2008]. Retirado do endereço eletrônico: www.faete.edu.br/revista/artigo1.doc. acesso em 12/01/2019.

MENEZES, Samira Birck de. Os princípios da administração pública aplicados ao direito registral e notarial. Revista Eletrônica do Curso de Direito Da UFSM. Setembro de 2008 – Vol. 3 N.3, p. 01-13.

PEREIRA, Isabel Brasil. Dicionário da educação profissional em saúde / Isabel Brasil Pereira e Júlio César França Lima. . 2.ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

SOUZA, Herbert. Participação. Disponível em: http://www.tecsi.fea.usp.br/eventos/Contecsi2004/BrasilEmFoco/port/polsoc/partic/apresent/apresent.htm. Acesso em 17.01.19.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos