A Gestão de Pessoas no Setor Público: uma revisão bibliográfica no cenário brasileiro contemporâneo / The Management of People in the Public Sector: A bibliographic review in the contemporary Brazilian scenario

Autores

  • Carlos George Costa da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Everton Paulino dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1768

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Setor Público, Tomada de Decisões

Resumo

A expressão Gestão de Pessoas é entendida como a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que compõem uma organização, com a finalidade de alcançar os objetivos, tanto aqueles de carácter organizacional como individual. Este artigo refere-se à gestão de pessoas especificamente no setor público; trata-se de uma pesquisa exploratória a partir de uma revisão literária. Para tanto, aborda-se a Gestão de Pessoas como articuladora das transformações vinculadas com o setor público. A escolha desta temática para a elaboração do presente trabalho de pesquisa justifica-se pela necessidade de entender como ocorre a gestão de pessoas no contexto do setor público. Conclui-se ressaltando a importância da gestão de pessoas nas organizações, devido ao interesse que desperta nos funcionários, ao serem tratados como parceiros, de participar ativamente na tomada de decisões, visando o crescimento da empresa e, especificamente no setor público, devido a sua contribuição com a qualidade na prestação do serviço à sociedade, devido a que incentiva o comprometimento coletivo com os resultados dos investimentos em matéria pública. Destaca-se, neste sentido, a figura do gestor como articulador e administrador dos processos, e ao mesmo tempo, a necessidade de que os funcionários do setor público estejam engajados no desenvolvimento progressivo do contexto no qual se desenvolvem, visando resultados de qualidade, tanto para a organização/instituição em que atuam, quanto para seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos George Costa da Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco


[1] Graduado em Administração pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF; Pós-graduando em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. E-mail: [email protected];

Everton Paulino dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

2 Graduando em Enfermagem (UNEB). [email protected];

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Administrador pela Estácio de Sá; MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia; Especialista em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro; Mestre em Gestão de Políticas Públicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Administrador da Universidade Federal do Vale do São Francisco lotado na Assessoria de Comunicação; Professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro: Graduação em Administração e em Comunicação Social e Pós Graduação em Gestão Estratégica e em Marketing; Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco: Pós Graduação em Gestão Pública; Coordenador Acadêmico da Pós Graduação em Gestão Pública Municipal da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Contato: [email protected].

Referências

BISPO, C. A. F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, maio/ago. 2006.

BOLSON, S. B; BRITES, R. D. S. A gestão da qualidade no contexto na gestão de recursos humanos. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 11, n. 1, p. 1-17, 2013.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

______. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

FAIRHOLM, G., W. Leadership and the Culture of Trust. United States: Praeger Publishers, 1994.

FARÍAS, R. O. La Cultura Organizacional, Un Activo Clave para la Supervivencia de la Empresa: Los Casos de CEMEX, 3M, Google y Costco. Daena: International Journal of Good Conscience, v. 8, n. 3, p. 72-91, out. 2013.

FREITAS, M. E. Cultura Organizacional: grandes temas em debate. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, n. 31, p. 112-128, jul./set. 1991.

GIL, A. C. Gestão de Pessoas: enfoque nos papeis profissionais. São Paulo: Atlas, 2007.

INCEOGLU, I. Organizational Culture, Team Climate, Workplace Bullying and Team Effectiveness, An Empirical Study on Their Relationship. Germany: Herbert Utz Verlag GmbH, 2002.

LUNDBERG, C. Knowing and surfacing organizational culture: A consultant's guide. In: GOLEMBIEWSKI, R. (Edit.). Handbook of organizational consultation. New York: Marcel Dekker Incorporated, p. 701-713, 2000.

NELSON, D; QUICK, J. Understanding Organizational Behavior. United States: South-Western College Pub, 2007.

OLIVEIRA, N; ESTENDER, A. C; MACEDO, D. L. Clima organizacional e a satisfação no trabalho. Empreendedorismo, Gestão e Negócios, v. 5, n. 5, p. 197-213, mar. 2016.

PFISTER, J. Managing Organizational Culture for Effective Internal Control. United Kingdom: Physica-Verlag a Springer Publisher Company, 2009.

PHEYSEY, D. C. Organizational Cultures: Types and Transformations. United States: Routledge, 1993.

SCHOLTES, P. Times de qualidade: como usar equipes para melhorar a qualidade. Rio de Janeiro: Qualimarty, 1992.

TANIGUCHI, K; COSTA, A. L. A. Clima Organizacional: Uma ferramenta estratégica para o diagnóstico em recursos humanos. Revista de Ciências Gerenciais, v. XIII, n.18, 2009.

TRUSKIE, S. D. Leadership in high-performance organizational cultures. Wesport: Greenwood Publishing Group Incorporated, 1999.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão