As Concepções e Práticas de Educação Inclusiva nas Escolas Estaduais da Sede do Município de Exu - PE / The Conceptions and Practices of Inclusive Education in the State Schools of the Municipality of Exu - PE

Autores

  • Maria Aparecida Oliveira Alves Universidade Lusófona
  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Cariri – UFCA http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Maria Odete Emygdio da Silva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa/PT

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1736

Palavras-chave:

Deficiência. Inclusão. Formação Docente

Resumo

A Constituição Brasileira de 1988, ora em vigor, prevê a inclusão de alunos com deficiência nas classes comuns, estabelecendo igualdade de condições para o acesso e a sua permanência na escola. Tal atitude tem despertado assim, uma série de discussões no cenário educacional. Nesse contexto, os fundamentos do atual modelo de escola são discutidos teóricos e metodologicamente, comparando-se com uma concepção de educação inclusiva e de qualidade para todos. O respeito à diversidade dos educandos, bem como a valorização das habilidades e dificuldades individuais dos alunos, tem sido muito enfatizado pela literatura especializada. Nessa perspectiva, faz-se necessária uma maior ênfase na formação docente, para que seja adequada no Atendimento Educacional Especializado. O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de inclusão nas escolas públicas estaduais da sede do município de Exu-PE, com base nas concepções de inclusão de 60 professores do ensino médio. A abordagem foi quali-quanti, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados, tanto a análise documental, quanto o questionário. Os resultados levaram a crer que os professores demonstram representações sociais positivas da inclusão, porém demandam, em sua grande maioria, por uma melhor capacitação, de forma a poderem atuar mais eficientemente com essa clientela.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Oliveira Alves, Universidade Lusófona

1 Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona. Graduada em Pedagogia pela URCA - Universidade Regional do Cariri. Pós-graduada em Educação Inclusiva pela FIP - Faculdades Integradas de Patos e em Políticas Educativas e Docência do Ensino Superior pela FAFOPA - Faculdade de Formação de Professores de Araripina.  [email protected]

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Cariri – UFCA

2  Psicóloga. Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Contato: [email protected];

Maria Odete Emygdio da Silva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa/PT

3 Professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – Lisboa/PT. Programa de Pós-Graduação em Educação.



 

 

 

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos