Identidade Surda: Uma Análise dos Discursos de Professores Surdos e Ouvintes no Youtube / Deaf Identity: An Analysis of the Discourses of Deaf Teachers and Listeners on Youtube

Autores

  • Marcelle Bittencourt Xavier Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Francisco dos Santos Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
  • Mauro dos Santos Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Juliana Menezes de Moraes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1719

Palavras-chave:

análise do discurso, identidades surdas, libras, mídia social, semiolinguística.

Resumo

Neste artigo objetiva-se trazer uma reflexão sobre identidade surda sob o viés da análise dos discursos de professores(as) ouvintes e surdos(as) em um corpus que reúne vídeos veiculados no YouTube. Para tanto, recorri aos estudos da Análise do Discurso que seguem a tendência francesa, e, sobretudo, aqueles desenvolvidos por Patrick Charaudeau e as contribuições da pesquisadora Ida Lucia Machado (2016), umas das principais difusoras no Brasil da Teoria Semiolinguística, além de serem observados os Estudos Surdos. Foi possível perceber que professores e alunos ouvintes e surdos têm utilizado os recursos disponíveis na internet, como o YouTube, como forma interativa de comunicar, ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Marcelle Bittencourt Xavier, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestra em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Tutora da Especialização em Gestão Pública EAD (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa: Práticas, Escritas e Narrativas (GPPEN/UESB) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Semântica (GEPES/UESB).

Francisco dos Santos Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB


Doutor pela Universitat de Barcelona (UB); docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil; Programa de Pós-graduação em Gestão Universitária; Coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovação e Modernização.
E-mail: [email protected]


Mauro dos Santos Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Servidor Público da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil, membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais em Educação do Campo (GEPEMDEC/UESB) e membro do Grupo de Pesquisa em Educação no Campo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Vitória da Conquista, Bahia, Brasil
E-mail:  [email protected]


Juliana Menezes de Moraes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, Bahia, Brasil. Técnica Universitária da UESB, colaboradora do Projeto de Extensão para apoio técnico, gerencial e tecnológico para membros da cidade de Vitória da Conquista, no âmbito do desenvolvimento de competências inovadoras e empreendedoras.
E-mail: [email protected]

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Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Artigos