Letramento: Desafios e Perspectivas do Ensino nos Anos Iniciais / Literacy: Challenges and Perspectives of Early Years Education

Autores

  • Francisca Marly Moreira da Silva Absolute Christian University http://orcid.org/0000-0001-5373-2326
  • Irineide Santos Leandro Absolute Christian University
  • Girlândia Pereira Bezerra Absolute Christian University
  • Edinalda Ferreira de Lima Absolute Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1718

Palavras-chave:

letramento. Processo. Ensino. Alfabetização. Aprendizagem

Resumo

A presente discussão norteará alguns pontos de reflexão em torno do Letramento, evidenciando o estudo do processo de alfabetização nos anos iniciais, como forma de repensar a prática pedagógica no contexto da escolar. Sistematizar essa temática remonta a um olhar crítico sobre a historicidade do ensino da leitura e escrita da língua materna na construção do conhecimento a partir de uma retomada bibliográfica. Com base na temática em discussão, ancoramo-nos em autores como Rojo (2009), Soares (2004, 2010), Kleiman (2005), entre outros que buscam em seus escritos aprofundar reflexões acerca da relação de sentido, bem como da fluência e da expressividade na leitura para que, assim, o aluno possa  a cada dia ir vencendo as dificuldades pelo processo de superação mediado pelo professor em  sala de aula. Dada a importância do ensino nos anos iniciais, a alfabetização tem sido uma questão bastante discutida e refletidas pelos estudiosos e pesquisadores da educação que se preocupa com a situação da realidade atual, pois, há várias décadas que se observa as dificuldades de aprendizagem, porém pouco se tem feito. Portanto, precisamos superar essa problemática, buscando estratégias de letramento para melhoria do processo de aprendizagem nas escolas do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Marly Moreira da Silva, Absolute Christian University

 

 


Graduada em Pedagogia e Letras,  Especialista em Psicopedagogia, em Literatura Brasileira e em Coordenação Pedagógica e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares; Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].

 

Irineide Santos Leandro, Absolute Christian University

[2] Licenciada em  Normal Superior e Especialista em Psicopedagogia; Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University E-mail: [email protected].

Girlândia Pereira Bezerra, Absolute Christian University

[3] Graduação em Pedagogia e Especialização em Metodologia do Ensino Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].

 

Edinalda Ferreira de Lima, Absolute Christian University

[4] Graduada em Pedagogia e Especialista em Psicopedagogia. Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação – PPG da Absolute Christian University. E-mail: [email protected].


 

Referências

CARVALHO, Marilene. Primeiras letras. Alfabetização de jovens e adultos em espaços populares. São Paulo. Ática, 2010.

FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson dos Santos. Produzir textos na Educação Básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola, 2015.

JUSTO, Márcia Adriana Pinto da Silva; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. Letramento: O uso da leitura e da escrita como prática social. Revista Eletrônica Saberes da Educação, Volume 4, n. 1, 2013.

KLEIMAN, Ângela B. (org), Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado das Letras, 1995. ________. Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas , UNICAMP/MEC, 2005

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. São Paulo; Contexto, 2010.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) 2. Ed. São Paulo, Global , 2004.

_______. Alfabetização e Letramento. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2008.

_______. Letramento: um tema em três gêneros. 4. Ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2019-05-30

Edição

Seção

Comment