Gestão Pública Educacional: A Importância da Afetividade no Processo Educativo Infantil / Public Educational Management: The Importance of Affectivity in the Children's Educational Process

Cláudio Alencar, Auriélia Coelho Isaque Floriano, Aparecida Vieira Souza Eugênio, Inalda Maria de Sá Carvalho Teles

Resumo


A Educação Infantil é uma das fases do desenvolvimento humano que requer mais atenção e dedicação, tanto nos aspectos intelectual, emocional, social como motor da criança. O Objetivo do presente estudo foi discutir a importância da afetividade no desenvolvimento da criança, baseando-se sobre as concepções de Piaget, Wallon e Vygotsky acerca do desenvolvimento cognitivo e da afetividade. Concluiu-se que  a escola deve valorizar a criança e compreende-la em sua totalidade. Há uma indissociabilidade entre educar e cuidar, que deve ser valorizada, para que seja possível perceber a relação entre cognição e afetividade.


 

 


Palavras-chave


Educação; Afetividade; Ensino x Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, Celso: A afetividade na escola. educando com firmeza. Londrina: Maxiprint, 2006.

BRASIL, MEC. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

CORIA – SABINI, Maria Aparecida; Oliveira, Valdir Kessamiguimande. Construindo valores humanos na escola. Campinas, SP: Papirus, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessário a prática educativa. Ed. Rio de janeiro: paz e terra, 2013.

LOPES, R. C. S. A Relação professor aluno e processo ensino aprendizagem. 2009.

WADSWORTH, B.J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1672

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Cláudio Alencar, Auriélia Coelho Isaque Floriano, Aparecida Vieira Souza Eugênio, Inalda Maria de Sá Carvalho Teles

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: