Politicamente Correto: Análise do Sentido de Pessoa com Deficiência em Matéria do Jornal O Globo / Politically Correct: Analysis of the Meaning of the Person with Disabilities in an article of Jornal O Globo

Autores

  • Raísa Ribeiro Leal Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Adilson Ventura UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1631

Palavras-chave:

Semântica do Acontecimento, pessoas com deficiência, sentidos

Resumo

Esse trabalho é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “O sentido de pessoa com deficiência em jornais de grande circulação em comparação ao Estatuto da Pessoa com Deficiência”.  Neste artigo,apontamos a desconstrução do politicamente correto através de mecanismo de análise da Semântica do Acontecimento. Para tanto, são desenvolvidas análises de determinados enunciados a fim de demonstrar que o sentido não é fixo e como essa análise dos sentidos pode contribuir para uma ação que aqui denominamos Ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raísa Ribeiro Leal, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGLIN/UESB. Graduada em Direito pela UESB. E-mail: [email protected]

Adilson Ventura, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB

[2]Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGLIN/PROFLETRAS/UESB. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Guaxupé (2001), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. E-mail: [email protected]

 

Referências

ANJ - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS JORNAIS. Disponível em: http://www.anj.org.br/maiores-jornais-do-brasil/. Acesso em 06 de março 2018.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

COSTA, B.C.G. O "Estado" da educação na "Folha" de jornal: como os jornais de grande circulação abordam a questão educacional. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 76, n. 184, p. 579-614, 1995.

GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.

_____________. Os limites do sentido. Campinas: Pontes, 2002. Edição original: 1995.

_____________. Os limites do sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. 3.ed. Campinas, SP: Pontes, 2005.

___________________. Domínio semântico de determinação. In: GUIMARÃES, E. ; MOLLICA, M.C. A palavra: forma e sentido. Campinas: Pontes, RG Editores, 2007.

______________. Enumeração funcionamento enunciativo e sentido.Cad.Est.Ling., Campinas, 51(1): 49-68, Jan./Jun. 2009

______________. Espaço De Enunciação, Cena Enunciativa, Designação. Laboratório Corpus: UFSM, Jan./Mar 2014. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/download/17264/10431. Acesso em 03 de maio de 2018.

LEAL, Raísa Ribeiro; Ventura, Adilson. Os sentidos de pessoa com deficiência em matéria publicada pelo jornal O Globo. ABRALIN. No prelo 2019.

MACHADO, C. P. et al. Política e sentidos da palavra preconceito. Dissertação (Dissertação em linguística) – UNICAMP. São Paulo, p. 48. 2011.

O GLOBO. Disponível em: http://acervo.oglobo.globo.com . Acesso em 03 de fevereiro de 2018.

OLIVEIRA, H. Deslocamento Das Figuras Da Enunciação A Partir Dos “Seres De Discurso” Ducrotianos. Publicado pela Revista Linguagem www.letras.ufscar.br/linguagem. Acesso em 03 de maio de 2018.

SANTOS, Jorge Viana. Liberdade na escravidão: uma abordagem semântica do conceito de liberdade em cartas de alforria, 2008. 274 f. Tese (Doutorado em Linguística ) – IEL – Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP. Campinas, São Paulo. 2008.

SILVA, Otto Marques da. A epopeia ignorada: a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje. CEDAS, São Paulo: 1987.

VENTURA, Adilson. O Sentido: uma questão ética. In: Linguagem e significação: práticas sociais. Volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos