Dependências de Substâncias Psicoativas: Um Estudo sobre a Representação Social do Dependente e do Tratamento / Dependencies of Psychoactive Substances: A Study on the Social Representation of Dependent and Treatment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1606

Palavras-chave:

Dependência Química, Representação Social, Saúde/Doença, Intervenção, Tratamento.

Resumo

Introdução: A busca de entendimento sobre os processos da saúde e do adoecer é uma história de construções de significados sobre a natureza, as funções e a estrutura do corpo e ainda sobre as relações corpo-espírito e pessoa-ambiente. Essas significações têm sido “transformadas” ao longo dos tempos, constituindo diferentes representações na cultura, bem como aspectos sociais, políticos, religiosos e científicos dentre outros. Objetivos: O presente trabalho visa uma revisão histórica da literatura objetivando entender inicialmente como se construiu  a representação social do dependente químico e posteriormente como isso influencia na propostas de intervenções no âmbito do tratamento. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e de revisão bibliográfica. Foram consultadas as bases de dados: Scielo, Pepsic, LILACS e BVS considerando publicações que abordassem de forma os objetivos desta pesquisa. Resultados: Foram selecionados 27 referências bibliográficas que ajudaram a responder aos objetivos desta pesquisa. Discussão: Foi possível perceber que a forma de pensar e entender a origem e evolução das dependências de substâncias psicoativas transitam entre as esferas biológica, psicológica e social até uma origem pecaminosa e de criminalidade e que historicamente duas áreas disputam a hegemonia no campo das dependências de substâncias psicoativas: a Medicina e a justiça.  Conclusões: O entendimento sobre das intervenções  a dependência de substâncias psicoativas no Brasil inicialmente não foram entendidas como problema de saúde e sim como um problema de segurança pública e tiveram por muitas décadas todas suas estratégias de ação voltadas a esse foco, sendo então carregadas e permeadas de interpretações morais, legais e posteriormente médicas, sugerindo as origens de algumas incoerências encontradas nas políticas públicas do tema na atualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aislan José Oliveira, Universidade Metodista de São Paulo

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorando em Psicologia da saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná e Especialista em Dependências Químicas. Atua como Psicólogo clínico e professor universitário com experiência na área de Psicologia clínica e Avaliação Psicológica, com ênfase em Dependências Químicas atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento (Comunidades Terapêuticas, Clínicas e Centro de Atenção Psicossocial), estruturação de serviços de tratamento, desenvolvimento, análise, avaliação e implementação de Programas Terapêuticos.

Luiz Roberto Marquezi Ferro, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorando em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca. Possui pós graduação em filosofia e ensino de filosofia (2011) pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais; graduação em Teologia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto (2003), graduação em Psicologia pela Universidade Paulista - UNIP (2011), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2007) e graduação em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto (1999). Foi professor no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirao Preto.

Diego Gantes Rosa, Centro Universitário Campos de Andrade

Psicólogo clínico

Manuel Morgado Rezende, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Algarve. Professor Titular da Universidade Metodista de São Paulo. Professor convidado do Doutoramento em Psicologia da Universidade do Algarve, Portugal.Professor aposentado da Universidade de Taubaté. Presidente fundador da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) período ( 2006-2008). Presidente atual da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde ( 2015 - 2017) Editor da revista Mudanças: Psicologia da Saúde ( 2008-2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq Processos psicossociais na promoção de Saúde. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: riscos à saúde mental e à vida, abuso de substâncias, prevenção e tratamento de dependência de drogas, paternidade e promoção de saúde grupal e comunitária. Faz parte da rede de pesquisas sobre drogas do SENAD. Editor Associado da Revista Psicologia Saúde & Doenças. Membro do Conselho científico das revistas; Boletim de Psicologia, Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental.

Adriano Luís Alves Watanabe, Universidade Tuiuti do Paraná, UTP

5 Psicólogo, Mestre em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP. Professor Universitário da Fundação de Ação Social de Curitiba, Brasil. E-mail: [email protected].

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. SVS/CN-DST/AIDS. A Política do Ministério da Saúde para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas. Ministério da Saúde. 2.ed. rev. ampl. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CALDAS, M.T. O tratamento do alcoolismo no Brasil (1º parte). Interlocuções, n.1, p. 28-39, 2001.

FIORI, M. Uso de “drogas”: controvérsias médicas e debate público. Campinas: Mercado das Letras, 2007.

FRANCO. Mari Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais, ideologia e desenvolvimento da consciência. Cadernos de pesquisa, v.34, n.121, jan./abr. 2004.

GARCIA, Maria Lúcia Teixeira, LEAL, Fabíola Xavier, ABREU, Cassiane Cominoti. A política antidrogas brasileira: velhos dilemas. Psicologia & Sociedade; 20 (2): 257-266, 2008

KALINA, E., KOVADLOFF, S., ROIG, P. M., SERRAN, J. C., & CESARMAN, F. Drogadição hoje: indivíduo, família e sociedade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

LARANJEIRA, R. et al. (Cood). (2003). CREMESP – Usuários de substâncias psicoativas: abordagem, diagnóstico e tratamento. 2. ed. São Paulo: Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo/ Associação Médica Brasileira, 2003.

LAUBATE, Beatriz Caiuby (et. al). Drogas e cultura: novas perspectivas Salvador : EDUFBA, 2008.

MILBY, J. B. A dependência de drogas e seu tratamento. São Paulo, SP: Pioneira, 1988.

MOTA. L. Dependência química e representações sociais. Pecado crime ou doença? Curitiba: Juruá, 2009.

______. Dependência química: problema biológico, psicológico ou social? São Paulo: Paulus, 2007.

OLIVEIRA, Aislan José de. Disparidade das concepções de tratamento da dependência de substâncias psicoativas: reflexos e implicações entre profissionais, modelos e instituições presentes nos serviços de atendimento. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 13, n. 2, p. 93-100, 2017.

PESSINI, L. Drogas: o holocausto silencioso. O Mundo da Saúde, 23 (1), 3-4, 1999.

RIBEIRO, M. Organização de serviços para o tratamento da dependência do álcool. Revista Brasileira de Psiquiatria, 26, 50-62, 2004.

REZENDE. M. M. Modelos, de análise do uso de drogas e de Intervenção terapêutica: algumas Consideraçôes. Rev. biociênc., Taubaté, v.6, n.1, p.49-55, jan-jul, 2000.

ROOM, R. The cultural framing of addiction. Janus Head, 6(2):221-234, Pittisburg, Trivium Publications, 2003.

SAAD, A. C. “Tratamento para dependência de drogas: uma revisão da história e dos modelos”. In: CRUZ, M. S.; FERREIRA, S. M. B. (orgs). Álcool e Drogas: usos, dependência e tratamentos. RJ, IPUBCUCA, 2001.

SCHNEIDER, D. R. Horizonte de racionalidade acerca da dependência de drogas nos serviços de saúde: implicações para o tratamento. Ciênc. saúde coletiva [online], vol.15, n.3, pp. 687-698, 2010.

SILVA, D. S. (Dissertação) Gênero e assistência às usuárias de álcool e outras drogas: tratamento ou violência? Rio de Janeiro: PUC, Departamento de Serviço Social, 2005.

TOSCANO JR., A. “Um breve histórico sobre o uso de drogas”. In: SEIBEL, S. D.; TOSCANO JR. (orgs). Dependência de drogas. São Paulo: Atheneu, 2001.

VELHO, Gilberto. Drogas, níveis de realidade e diversidade cultural. In: RIBEIRO, Mauríades; SEIBEL, Sérgio Dario. Drogas: hegemonia do cinismo. São Paulo: Memorial, 1997.

______. Duas categorias de acusação na cultura brasileira contemporânea. In: VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma Antropologia da sociedade contemporânea. 2 ed. p. 55-64. Rio de Janeiro: Zahar, 1987

______. Nobres e anjos: um estudo de tóxicos e hierarquia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigo de Revisão