Método Kanban como Ferramenta de Controle de Gestão

Autores

  • Jessica Belém da Silva Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Francisca Alexandra de Macedo Anastácio Universidade Regional Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1575

Palavras-chave:

Competitividade, Método kanban, Just-in-time.

Resumo

A competitividade do mercado tem exigido maior dedicação e performance das empresas na hora de gerir seus recursos, e para isto é necessário que sempre se busque maneiras de melhorar o processo da administração e seus recursos. As empresas a cada dia estão buscando melhorias eficazes; isso vem acontecendo pela necessidade que as empresas tem de diminuir os gastos e despesas encontrados. Este trabalho visa mostrar as vantagens que traz um planejamento estratégico, o método kanban ferramenta de controle que controla os estoques de acordo com a demanda do mercado. O kanban surgiu no Japão na década de 70, e seu desenvolvimento é creditado a Toyota Motor, a qual buscava um método de controle da produção de veículos com a demanda especifica de diferentes modelagens e cores e com o mínimo de atraso. Segundo Taiichin Ono, ex-vice-Presidente da Toyota, método da produção em massa era bastante útil na redução de custos. O kanban é considerado um dos instrumentos básicos e essenciais para a implantação do método Just-in-times. Que é uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração de produção, sendo considerado como uma completa filosofia pelo qual inclui aspectos de administração de materiais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Belém da Silva, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Graduanda no curso de Ciências Contábeis Pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio.

  E-mail: [email protected].

Francisca Alexandra de Macedo Anastácio, Universidade Regional Cariri

2 Esp. Em Economia Gestão, Administração, Matemática, financeira. Universidade Regional Cariri.

  E-mail: alexsandraanastacio@leãosampaio.edu.br

 


[1]; [2]


 

 

Referências

MARTINS, P. P. P; BIDIN, A. M; O sistema Just-in-Time: uma visão crítica de sua implementação. XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de novembro de 2006. Disponível em: <http://www.simpep.feb.unesp.br/upload/1149.pdf> Acesso em 10.nov. 2018.

MARTINS, G; LAUGENI, F. P. Administração da produção – 2.ed.rev.aum. E atual. São Paulo: Saraiva, 2006.

MOURA, R. A; UMEDA, A. Administração da produção – sistema kanban de manufatura Just-in-time: uma introdução ás técnicas de manufaturas japonesas. São Paul: instituto de Movimentação e Armazéns e Materiais, 1984.

MOURA, Reinaldo Aparecido, kanban; a simplicidade do controle da produção. São Paulo: instituto de movimentação e armazenagem de materiais – IMAM, 1989.

OHNO, T. Sistema Toyota de produção – além da produção em larga escala. Porto Alegre: Bockman, 1997.

PACE, João Henrique. O kanban na prática. Rio de Janeiro: qualitymark, 2003

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho cientifico [recurso eletrônico ]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. -2. ed- Novo Hamburgo; Feevale, 2013.

RIBEIRO, P. D. KANBAN – resultados de uma implantação bem-sucedida. 3. Ed. Rio de Janeiro: COP Editora, 1999.

RIBEIRO, P. D. KANBAN – resultados de uma implantação bem-sucedida. 3. Ed. Rio de Janeiro: COP Editora, 1999

SHINGO, Shingeo. O Sistema Toyota de Produção – Do ponto de vista da engenharia de produção. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 1996. 282 p.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Comment