Utilização da ferramenta request for proposal (RFP) nas vendas de um hotel de negócios / Using the request for proposal (RFP) tool in the sales of a business hotel

Autores

  • Francivaldo dos Santos Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Maria do Socorro Coelho Bezerra Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Alexandre César Batista da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Giulia Cipolla Braulio Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Jeronymo José Libonati Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1563

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar os impactos nas vendas de um hotel de negócios com a utilização da ferramenta RFP. Metodologicamente o trabalho caracteriza-se, quanto aos objetivos, como exploratório e descritivo; com relação aos procedimentos utilizou-se a pesquisa documental, a bibliográfica e o estudo de caso; com relação a abordagem do problema, apresenta-se como uma pesquisa mista.  O estudo foi operacionalizado com a análise de dados financeiros e índices de desempenho da empresa, além de entrevista junto a gerente de vendas do hotel. Os resultados demonstram que apesar dos números apresentados não serem aparentemente significativos, quando analisados separadamente, são importantes em relação aos resultados gerais do hotel, mostrando o potencial da ferramenta. Pode-se concluir que os retornos auferidos comprovam impactos positivos para as vendas do hotel, pois a ferramenta influi não apenas nas vendas de hospedagem, mas também em setores como alimentos e bebidas, eventos, telefonia e lavanderia.

 

Palavras-chave: Hotelaria. Vendas. Request  for proposal. Impactos.

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Biografia do Autor

Francivaldo dos Santos Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutorando em Ciências Contábeis (PPGCC-UFPE)

Maria do Socorro Coelho Bezerra, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Doutoranda em Ciências Contábeis (PPGCC-UFPE)

Giulia Cipolla Braulio, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Bacharela em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Jeronymo José Libonati, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Docente da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Doutor em Ciências Contábeis (USP-SP)

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Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos