Convergências e Divergências Epistemológicas no Hibridismo entre a Sociolinguística e o Funcionalismo / Epistemological Convergences and Differences in Hybridism between Sociolinguistics and Functionalism

Autores

  • Vania Raquel Santos Amorim Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Valéria Viana Sousa Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i44.1560

Palavras-chave:

Palavras-chave, Sociolinguística. Funcionalismo. Convergência/divergência teórica. Sociofuncionalismo.

Resumo

 

Resumo: A Sociolinguística e o Funcionalismo constituem teorias que se unem por reconhecerem a heterogeneidade da língua e por priorizarem seu uso real como ponto basilar para explicar processos de variação e mudança. A interface entre essas teorias e a articulação dos seus princípios são estudadas por alguns pesquisadores com a denominação de Sociofuncionalismo. Neste trabalho, apresentamos as confluências e divergências na interface dessas teorias, mostrando que esse hibridismo é capaz de trazer grandes contribuições para descrição e análise da linguagem a partir dos pontos afins de suas epistemologias, como também,  através da constituição de um diálogo entre as diferenças existentes entre alguns  de seus conceitos aparentemente incompatíveis.
 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vania Raquel Santos Amorim, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e integrante do Grupo de pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq. E-mail: [email protected]. Professora da Faculdade de Tecnologia e Ciências - Departamento de Engenharia Civil.

Valéria Viana Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (área de concentração em Linguística e em Língua Portuguesa). Professora titular do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL/UESB). Líder do grupo de Pesquisa em Linguística Histórica e do Grupo de Pesquisa em Sociofuncionalismo – CNPq. E-mail: [email protected].

Referências

BORGES NETO, José. Ensaios de filosofia da linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

CAMACHO, Roberto Gomes. Sociolinguística. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2001.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.

CHAGAS, Paulo. A mudança linguística. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.

CUNHA, Angélica Furtado da; COSTA, Marcos Antonio; CEZARIO, Maria Maura. Pressupostos teóricos fundamentais. In: CUNHA, Maria Furtado da; OLIVEIRA, Mariangela Rios de e MARTELOTTA, Eduardo Mário (Orgs.). Linguística funcional: teoria e prática. Rio de janeiro: DP&A, 2003.

GIVÓN, Talmy. Compreendendo a gramática. Natal: EDUFRN, 2011.

LABOV, William. Padrões Sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, Mª Marta Pereira Scherre e Caroline R. Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

LYONS, John. Lingua(gem) e linguística: uma introdução. Tradução Marilda Winkler Averburg, Clarisse Sieckenius de Souza. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MAY, Guilherme Henrique. Discutindo o papel do funcional no sociofuncionalismo. Work. pap. linguist., Florianópolis, 10, jul. dez., 2009. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/11788. Acesso em 30 de maio de 2014.

MARTELOTTA, Mário Eduardo. Mudança Linguística: uma abordagem baseada no uso. São Paulo: Cortez, 2011.

NARO, Anthony Julius. O dinamismo das línguas. In: MOLLICA, Maria Cecília; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2007.

NEVES, Maria Helena de Moura. Estudos funcionalista no Brasil. DELTA: V. 15 special issue: São Paulo, 1999.

PAIVA, Maria da Conceição de; DUARTE, Maria Eugênia Lamoglia. Quarenta anos depois: a herança de um programa na sociolinguística brasileira. In: WEINREICH, Uriel; LABOV, Willian; Herzog, Marvin I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução de Marcos Bagno e Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PIRES DE OLIVEIRA, Roberta. Uma história de delimitações teóricas: 30 anos de semântica no Brasil. D.E.L.T.A. v.15, n. especial, São Paulo, 1999.

SARAIVA, Eneile Santos. A construção TEM-SE no português brasileiro escrito: uma análise sociofuncionalista. Dissertação (Mestrado) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2013.

SOUSA, Valéria Viana. Os (Des)caminhos do você: uma análise sobre a variação e mudança na forma, na função e na referência do pronome você. Tese de doutorado: João Pessoa, 2008.

TARALLO, Fernando. A pesquisa sócio-linguística. 7.ed. São Paulo: Ática, 2004.

TAVARES, Maria Alice. A gramaticalização de e, aí, daí, e então: estratificação/variação e mudança no domínio funcional da sequenciação retroativo-propulsora de informações – um estudo funcionalista. Tese (doutorado)- UFSC, Florianópolis, 2003.

TAVARES, Maria Alice. Sociofuncionalismo: um duplo olhar sobre a variação e a mudança linguística. ed. Esp. ABRALIN/SE, Ano VIII, v. 17, p.27-48, 2013.

WEEDWOOD, Bárbara. História concisa da linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

WEINREICH, Uriel; LABOV, Willian; Herzog, Marvin I. Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução de Marcos Bagno e Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Edição

Seção

Artigos