Sintomas do Vaginismo em Mulheres Submetidas à Episiotomia

Autores

  • Andressa Moura Alves Faculdade Independente do Nordeste
  • Rosana Porto Cirqueira Faculdade Independente do Nordeste

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1525

Palavras-chave:

Vaginismo. Episiotomia. Questionário

Resumo

O vaginismo é uma contração vaginal de forma involuntária, gerando muitas vezes no ato da relação sexual espasmo dos músculos da pelve, que acometem as mulheres, causando grande desconforto, dor, ardência durante a penetração e incapacidade total de ter relação sexual. A episiotomia é um método cirúrgico realizado com muita frequência durante o parto normal, para ajudar na saída da criança. O estudo analisado tem como objetivo geral verificar a presença dos sintomas do vaginismo em mulheres submetidas à episiotomia. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo com delineamento transversal, com abordagem quantitativa, onde participaram do estudo pacientes com sintomas de vaginismo que foram submetidas à episiotomia, de forma voluntária, por conveniências, desde que preencham os critérios de inclusão e exclusão. Será aplicado o questionário de autoria própria para colher o perfil sociodemográfico e obstétrico, o outro questionário a ser aplicado é o International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF) que é um questionário simples, breve e auto administrável, escolhido para ser traduzido e adaptado para a cultura brasileira por avaliar rapidamente o impacto da incontinência urinária (IU) na qualidade de vida e qualificar a perda urinária de pacientes de ambos os sexos, e o Female Sexual Function Index (FSFI) que é um questionário breve, que pode ser auto aplicado, e que se propõe avaliar a resposta sexual feminina em seis domínios: desejo sexual, excitação sexual, lubrificação vaginal, orgasmo, satisfação sexual e dor. Será incluído no projeto indivíduos com idade acima ou igual á 18 anos. Espera-se, ao final deste estudo, contribuir para novos caminhos a serem explorados.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Moura Alves, Faculdade Independente do Nordeste

 

1 Faculdade Independente do Nordeste , Brasil. Contato: [email protected];

Rosana Porto Cirqueira, Faculdade Independente do Nordeste

2 Especialização em Fisioterapia em Terapia Manual e Postural pelo Centro Universitário de Maringá, Brasil. Docente da Faculdade Independente do Nordeste , Brasil.

 


Referências

CAMBOIM, Francisca Elidivânia de Farias et al. História oral de vida temática de mulheres em relação à episiotomia. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 24, n. 2, p. 25-32, 2017.

DE LIMA, Marcia Guerino et al. A Episiotomia e o retorno à vida sexual pós-parto. Revista UNINGÁ Review, v. 16, n. 2, 2018.

FAUSTINO, Elizabete C.; ROVINSKI, Edivania; BINI, Isabel. Atuação Fisioterapêutica Na Vulvodínia e Vaginismo. Vitrine de Produção Acadêmica Produção de Alunos da Faculdade Dom Bosco, v. 3, n. 2, 2017.

HOLANDA, Juliana Bento de Lima, et al. Disfunção sexual e fatores associados relatados no período pós parto. Acta Paul Enferm 2014.

PEREIRA, Amanda Cristina Gerhardt. Prevalência das disfunções do assoalho pélvico em mulheres com episiotomia. 2015. Disponível em < http://hdl.handle.net/123456789/1552>. Acesso em 18/10/2018.

PINHEIRO, C. Parto Vaginal e Disfunções do Pavimento Pélvico – Novas Perspectivas. Faculdade de Medicina Universidade do Porto, março. 2012.

TABISEL, Ross Lynn. Private Pain-It's About Life, Not Just Sex: Understanding Vaginismus and Dyspareunia. Book Baby, 2002.

SILVA, Nathália Luiza Souza et al. Dispareunia, dor perineal e cicatrização após episiotomia. Rev. enferm. UERJ, v. 21, n. 2, p. 216-220, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos