Necessidades de qualificação do processo de trabalho da Enfermagem em UTI Pediátrica

Autores

  • Francisco Rodrigues Martins Hospital Universitário da Grande Dourados-MS
  • Mirelle Salgueiro Morini niversidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados-MS
  • Antônia Gomes de Olinda Faculdade Unyleya, Brasília-DF
  • Francisco Hilângelo Vieira Barros Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE
  • Leonardo Oliveira Silva Faculdade do Trabalho, Uberlândia-MG
  • Maria Alcione Silva Gomes Roseno Faculdade Integrada de Patos-PB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1524

Palavras-chave:

Processo de Trabalho, Unidade de Terapia Intensiva, Educação Permanente

Resumo

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o local que se destina ao acolhimento de pacientes em estado grave com chances de sobrevida que requerem monitoramento constante e cuidados complexos. Neste sentido, a assistência ao paciente em unidade de terapia intensiva exige dos profissionais de enfermagem um aprofundamento teórico específico, bem como a tomada de decisões adequadas, uma vez que irão interagir diretamente na sobrevida do paciente. O estudo tem como objetivo identificar as principais necessidades de qualificação da equipe de enfermagem quanto ao seu processo de trabalho na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica. A pesquisa é do tipo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvida no período de fevereiro a março de 2017, com 29 profissionais de enfermagem, sendo 25 enfermeiros e 04 técnicos de enfermagem. Para a coleta de dados adotou-se um questionário estruturado cujos resultados foram sistematizados a partir do agrupamento em tabela e analisados à luz do referencial de Minayo. Os resultados apontam que em relação às necessidades assistenciais, os profissionais destacaram como prioritárias a administração de medicamentos e suas interações, a assistência ao paciente na Parada Cardiorrespiratória (RCP) e na Ventilação Mecânica (VM). Quanto às necessidades gerenciais, a equipe de enfermagem apontou como práticas importantes para o aprimoramento dos conhecimentos: a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), implementação dos protocolos de procedimentos e da rotina admissional na UTI e, para as ações ético-sociais, a equipe de enfermagem propôs a qualificação em humanização e cuidados paliativos. Evidenciou-se que o processo de qualificação da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva tem sido uma relevante estratégia para melhoria da qualidade da assistência ao paciente crítico. Nesta perspectiva, a realização da educação continuada dos profissionais de saúde é de grande importância, uma vez que capacitar os mesmos gera impacto direto na qualidade dos serviços prestados à população, além de garantir, aos trabalhadores, valorização profissional.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Rodrigues Martins, Hospital Universitário da Grande Dourados-MS



[1] Mestrando em Pesquisa Clínica pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre – RS, enfermeiro do Hospital Universitário da Grande Dourados-MS, [email protected];

Mirelle Salgueiro Morini, niversidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados-MS

2 Graduanda em enfermagem pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, Dourados-MS, Técnica de enfermagem do Hospital Universitário da Grande Dourados-MS;

Antônia Gomes de Olinda, Faculdade Unyleya, Brasília-DF

3 Especialista em enfermagem em UTI pediátrica e Neonatal pela Faculdade Unyleya, Brasília-DF, enfermeira do Hospital Universitário da Grande Dourados-MS;

Francisco Hilângelo Vieira Barros, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE

4 Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza-CE, enfermeiro do Hospital Universitário da Grande Dourados-MS.

Leonardo Oliveira Silva, Faculdade do Trabalho, Uberlândia-MG

5 Especialista em Enfermagem – Terapia Intensiva pela Faculdade do Trabalho, Uberlândia-MG, Enfermeiro do Hospital Universitário de Grande Dourados-MS;

Maria Alcione Silva Gomes Roseno, Faculdade Integrada de Patos-PB

6 Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Integrada de Patos-PB, Enfermeira do Hospital Universitário de Grande Dourados-MS;

Referências

CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Resolução nº 0527, de 03 de novembro de 2016. Resolução Cofen 0527/2016. Disponível em: <http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05272016_46348.html>. Acesso em: 28 abr. 2017.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2009.

MOLINA, et al. A percepção da família sobre sua presença em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. Rev Esc Enferm USP, vol. 43, n. 43 pp. 630-638, 2013.

MURAKAMI, B. M; SANTOS, E. R. dos. Enfermagem em terapia intensiva. Barueri, São Paulo: Manole, 2015. Disponível em < http://unisul.bv3.digitalpages. com.br/users/publications/9788520441541/pages/-24> Acesso em 20 abr. 2017.

PEROVANO, D.G. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Intersaberes, 2016. Disponível em:<http://unisul.bv3.digitalpages.com.br/users/publications /9788559720211/pages/-2>. Acesso em 03 mai. 2017.

SILVA, S. C. da; PADILHA, K. G. Parada Cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva: considerações teóricas sobre os fatores relacionados às ocorrências iatrogênicas. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v35n4/v35n4a07.pdf >. Acesso em: 20 abr. 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigos