A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades

Autores

  • Marìlia Marluce da Silva Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).
  • Cícera Alves Nunes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1519

Palavras-chave:

Aprendizagem, Autismo, Inclusão educacional

Resumo

O presente trabalho teve a finalidade de realizar uma discussão sobre a inclusão educacional do aluno com autismo sem preconceito nenhum em sala de aula, onde esta ou qualquer outra deficiência,  que os mesmos tenham o direito de inclusão em escolas do ensino regular. O objetivo foi compreender como acontece a inclusão educacional de alunos com deficiência no ensino regular. Diante dos estudos realizados para desenvolvimento deste trabalho de pesquisa científica no que concerne ao conceito ficou evidente que o autismo é um transtorno global do desenvolvimento caracterizado por alterações significativas no desenvolvimento, prejudicando totalmente a capacidade na comunicação, na interação social e no comportamento da criança. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Ao longo do estudo perceberam-se como resultados: a importância do processo de inclusão no ensino regular, fator defendido pela lei vigente, assim como a mediação do professor neste processo e no desafio de ensinar o aluno autista para o seu desenvolvimento pleno, com suas limitações, mas jamais excluído do processo que a ele é garantido o direito por lei. Ainda nesse contexto percebeu-se que o aprendizado é individual ocorre de modo diferente para cada aluno,  há necessidade da escola e a família estarem sempre preparadas para que aconteça realmente a inclusão, de mãos dadas buscando a socialização, interação e mediação para uma aprendizagem, onde a escola tem que ser um ambiente acolhedor e de uma educação de qualidade.

 

 

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Biografia do Autor

Marìlia Marluce da Silva, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

 

Cícera Alves Nunes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected];

 

Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).

Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). [email protected].

 

 

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Publicado

2018-12-18

Edição

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