O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Cleonice Clementino de Menezes Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Alves Januário Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)
  • Maria do Socorro Cecílio Sobral Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1456

Palavras-chave:

Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem

Resumo

O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que  é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleonice Clementino de Menezes, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

1 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). - [email protected]

Maria do Socorro Alves Januário, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

2 Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC). - [email protected]


Maria do Socorro Cecílio Sobral, Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC)

3Mestrado em Educação em Ciências pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC).  [email protected]



Referências

Associação Brasileira de Dislexia (ABD). Disponível em: <http://www.dislexia.org.br>. Acesso em: 09 set. 2018.

BRANDÃO, Letícia Peixoto Morais. Dislexia: Características e Intervenções.Especialização em Educação Especial e Inclusiva. Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro: RJ. 2015.

FONSECA, Rosamaria Maria Reboredo Martins da. O desenvolvimento da competência linguística na Dislexia. Especialização em Psicopedagogia Institucional. Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro: RJ. 2011.9

IANHEZ, Maria Eugênia e NICO, Maria Ângela. Nem sempre é o que parece: como enfrentar a dislexia e os fracassos escolares. São Paulo: Elsevier, 2002

JARDINI, Renata. Dislexia. São Paulo Disponível em: < http:// www.oqueedislexia>. Acesso em: 11 set. 2018.

MOURA, Suzana Paula Pedreira Tavares de. A dislexia e os desafios pedagógicos. Especialização em Orientação Educacional e Pedagógica. Universidade Cândido Mendes. Niterói: RJ. 2013.

NORMAN, Doidge, O cérebro que se transforma. Como a neurociência pode curar as pessoas. Casa cuca. Instituição de ensino. Ed. Record. 2011.

OHLWEILER, L.; RIESGO, R. dos S. (Orgs.). Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed. 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Comment