Verificação de Interesse para a Implantação de uma Cafeteria na Cidade de Brejo Santo-CE

Autores

  • Leticia Ricarte Teles Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão
  • Thalia Lourdes Ferreira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão
  • Manoel Leal Costa Netto Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão
  • Alyne Leite de Oliveira Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz Alencar Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1448

Palavras-chave:

Cafeteria. Gourmet. Empreendedorismo.Economia Criativa

Resumo

A Economia Criativa impulsiona o empreendedorismo em setores menos explorados, criando um ambiente menos competitivo, onde o empreendedor se destaca somente pelo seu diferencial. Este trabalho tem como objetivo verificar o interesse da população da cidade de Brejo Santo- CE em frequentar e consumir produtos em cafeteria com enfoque gourmet. Para tanto, esta pesquisa foi de natureza básica, quantitativa, através da aplicação de 130 questionários junto à população. Pode observar-se que existe aceitação por parte da população da cidade de Brejo Santo para a implantação de uma cafeteria, tendo como principais fatores de aceitação o ambiente e a qualidade do produto.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Ricarte Teles, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão


[1]Graduando do curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão- email: [email protected]

Thalia Lourdes Ferreira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão

2 Graduando do curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão- email: [email protected];

Manoel Leal Costa Netto, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio Unileão

3 Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas Leão   Sampaio , Brasil;

Alyne Leite de Oliveira, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

4 Professor do co orientador do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Especialista em MBA Logística Empresarial;

Tharsis Cidália de Sá Barreto Diaz Alencar, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

5 Professor do co orientador do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. Especialista em Engenharia da Produção.

 



Referências

ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual do planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. 3 ed. -São Paulo: Atlas,2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DO CAFÉ. Mercado de cafés especiais deve crescer 19% em 2018. Disponível em :<http://abic.com.br/mercado-de-cafes-especiais-deve-crescer-19-em-2018/>. Acessado em:23 out. 2018.

¬¬¬ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA.Visão do Setor de Panificação e Confeitaria do Futuro

.Disponível em:<http://www.abip.org.br/site/visao-do-setor-de-panificacao-e-confeitaria-para-o-futuro/>Acesso em: 15 out. 2018.

______. Balanço e Tendências do Mercado de Panificação e Confeitaria. 2018.Disponível em: http://www.abip.org.br/site/wp-content/uploads/2018/03/INDICADORES-E-TENDENCIAS-DE-MERCADO.pdf>. Acesso em: 15 out. 2018.

BIZZOTTO, Carlos Eduardo Negrão. Plano de negócios para empreendimentos inovadores.1 ed. –São Paulo: Atlas, 2008.

CHEDID. https://www.politize.com.br/economia-criativa/Acesso: 15 out.2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 4 ed.- Barueri, SP: Manoele, 2012.

______. Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-no-segmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 01 Nov.2018.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios.6 ed. –São Paulo: Atlas,2016.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Café é a Segunda Bebida Mais Consumida no Brasil. Site Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2574254/cafe-e-a-segunda-bebida-mais-consumida-no-brasil>. Acesso em: 20 ago.2018.

FONSECA,J.J.J.D.Metodologia da pesquisa científica.Apostila(Apostila de Disciplina)- Universidade Estadual do Ceará.Fortaleza.2002.

GABRIELLE, Camila. A economia Criativa e suas perspectivas no Brasil. 2017. Disponível em: <http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/oicriativas/index.php/2017/08/06/a-economia-criativa-e-suas-perspectivas-no-brasil/>. Acesso em: 01 nov. 2018.

GRACIOSO, Francisco. Marketing estratégico: Planejamento estratégico orientado para o mercado. 6 ed. 3 reimpr. -São Paulo: Atlas,2010.

HISRICH,, Robert D.; PETERS,, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: AMGH,, 2014. 438 p.

______. Indicadores da Indústria de Café,2017. Disponível em: <http://abic.com.br/estatisticas/indicadores-da-industria/indicadores-da-industria-de-cafe-2017/>Acesso em: 20 out. 2018.

MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo 360º: a prática na prática. – 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.

Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana EngelGerhardt e Denise TolfoSilveira ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

OLIVEIRA, José Batista de. Visão do setor de panificação e confeitaria para o futuro. 2014. Disponível em: <http://www.abip.org.br/site/visao-do-setor-de-panificacao-e-confeitaria-para-o-futuro/>. Acesso em: 15 out. 2018.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Disponível em: <https://nacoesunidas.org/unesco-lanca-em-sp-relatorio-global-sobre-economia-criativa-e-politicas-culturais/> Acessado em: 10 out. 2018.

PARODI, Aline Machado. Guarda-chuva da criatividade econômica. Folha de Londrina. 09 de maio de 2018. https://www.folhadelondrina.com.br/economia/guarda-chuva-da-criatividade-economica-1006267.html>Acesso em:01 nov. 2019.

REVISTA ÉPOCA. Título da matéria. Disponível em: <https://epocanegocios.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2018/04/5-tendencias-da-nova-economia-para-empreendedores.html.>Acessado em: 20 out. 2018.

REVISTAISTOÉ. Cresce número de jovens empreendedores no Brasil. 2018. Disponível em: <https://istoe.com.br/cresce-numero-de-jovens-empreendedores-no-brasil/>. Acesso em: 01 nov. 2018.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D.Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Universidade Freevale, 2013.

SALIM, Cesar Simões; SILVA, Nelson Caldas. Introdução ao empreendedorismo: construindo uma atitude empreendedora. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: <http://www.calculoamostral.vai.la>. Acesso em: 15 set. 2018.

SEBRAE. Projeto de desenvolvimento do setor de panificação com Atuação na Qualidade, Produtividade e Sustentabilidade. Disponível em:<https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/bfd83326f9c69efc659b57311b54c540/$File/5960.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2018.

SEBRAE. Como o Sebrae atua no segmento de Economia Criativa. Disponível em:

<http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-no-segmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em: 25 Outubro 2018.

TECH, Samba. O que é essa tal de Economia Criativa?. 2016. Disponível em: <https://meusucesso.com/artigos/empreendedorismo/o-que-e-essa-tal-de-economia-criativa-1406/>. Acesso em: 01 nov. 2018.

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE CAFÉ. Disponível em<http://consorciopesquisacafe.com.br/arquivos/consorcio/consumo/tendencias_do_mercado_cafe_2017.pdf. Acesso em: out 2018.,

UNCTAD – UNITED NATIONS CONFERENCE ON TRADE AND DEVELOPMENT, Creative economy report 2010. Creativeeconomy: a feasibledevelopmentoption. U.N., 2010

Disponível em:>http://www.unctad.org/creative-economy> Acesso em: 15 out. 2018.

________. Novidades nas Cafeterias. Disponível em: <http://www.sebraemercados.com.br/novidades-nas-cafeterias>. Acesso em: 25ago.2018.

_______. Como Elaborar um Plano de Negócios. Disponível em:<http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/5f6dba19baaf17a98b4763d4327bfb6c/$File/2021.pdf. Acesso em: 15 out.2018.

_______. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Disponível em: <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/sobrevivencia-das-empresas-no-brasil-102016.pdf. Acesso em: 3 out. 2018

_______. Mercado de Cafeteria. Disponível em<http://www.sebraemercados.com.br/wp-content/uploads/2015/10/2014_06_26_BO_Maio_Turismo_Cafeteria_pdf.pdf.> Acesso em: 20 out. 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Artigos