A Percepção dos Profissionais de Contabilidade sobre o Estresse Laboral na Região do Cariri

Autores

  • Nayara Henrique Cavalache Centro Universitário Doutor Leão Sampaio
  • Larissa Vasconcelos Rodrigues Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1445

Palavras-chave:

Estresse laboral, Contabilidade, Pressão Psicológica

Resumo

O estresse está ligado ao cotidiano das empresas, faz parte do dia a dia do profissional passar por momentos de maior tensão e pressão psicológica. Embora exista uma dualidade de características, pode-se observar que existe o lado positivo e o negativo. O estresse está diretamente ligado ao ambiente em que se encontra o individuo, e hoje passou a ser considerado um dos maiores problemas da sociedade, e segundo Chiavenato (2010), é uma palavra de origem inglesa que significa pressão, tensão, e está relacionada com a carga de transtornos e aflições que certos eventos da organização, ou que estão em sua volta, provocam nas pessoas. Com o intuito de atingir o presente objetivo que o de investigar como os contadores reagem ao estresse na sua atuação profissional, esses profissionais atuam nas cidades da Região do Cariri interior do Ceará. O estresse pode ser entendido como reflexo da reação de um indivíduo discordar das exigências de uma atribuição ou da limitação pessoal para o cumprimento de tais exigências (SEEGERS; VAN ELDEREN, 1996). Segundo Paschoal e Tamayo (2004), o estresse derivado de fatores laborais pode ser considerado como estresse ocupacional de natureza física ou psicossocial, sendo que este último está mais ligado a conflitos organizacionais. Foi realizada uma pesquisa de opinião com o objetivo de analisar a percepção dos contadores sobre o estresse laboral. Esse tipo de pesquisa, de acordo com Lima (2018) consiste basicamente em medir atitudes, posicionamentos e opiniões a cerca de determinado conteúdo pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Henrique Cavalache, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Graduanda do curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio. [email protected] Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil.

Larissa Vasconcelos Rodrigues, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Docente do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio das áreas de Administração, Gestão de Recursos Humanos e  Psicologia.

Referências

ANDRADE, C. R. de; GUIMARÃES, L. V. M.; ASSIS, L. B. Análise Crítica das

Pesquisas em Estresse Ocupacional da Anpad: Afinal, Cadê o Sujeito? XXXIV EnANPAD. Rio de Janeiro, setembro, 2010.

AYRES, K. V.; CAVALCANTI, G. A.; BRASILEIRO, M. do C. E. Stress

Organizacional: O Caso das Empresas de Base Tecnológica Incubadas da Região Nordeste. EnANPAD, 2001.

BRAGA, C. D.; PEREIRA, L. Z. Relação Entre a Função Gerencial e o Estresse Ocupacional: Uma análise a partir do Impacto das Novas Tecnologias de Gestão. III EnGPR (III Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho). Anais... João Pessoa, novembro 2011.

BALLONE, G. J.; MOURA, E. C. Estresse: o que é isso? Disponível em:

<http://www.psiqweb.med.br>, revisto em 2008. Acesso em: 23 Out. 2018.

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FRAGA, G. S. Ambiente de Trabalho, Estresse e Saúde em Médicos da Rede Municipal de Saúde de Goiânia. 2004. Disponível em:

http://tede.biblioteca.ucg.br/tde_arquivos/10/TDE-2005-05-19T104948Z- 50/Publico/Gutemberg%20da%20Silva%20Fraga.pdf>. Acesso em: 04 Nov. 2018.

IUDÍCIBUS, S. Contabilidade: uma visão crítica e o caminho para o futuro. Belo Horizonte: CRC/MG, 1991.

LIPP, M. E. N.; MALAGRIS, L. E. N.. O stress emocional e seu tratamento. In: B. Rangé (Org). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria (p. 475-490). Porto Alegre: Artmed, 2001.

LISBOA, L. P. Ética geral e profissional em contabilidade. Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

LIMA, A. F. Pesquisa de opinião pública. Apostila de opinião pública. Curso de Gestão em Políticas Públicas FAPSS-SCS. Disponível em:

https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqpMAA/apostila-pesquisa-opiniao- publica> Acesso em 31 Out 2018.

MARION, J. C.; MARION, M. M. C. O ensino da contabilidade no Brasil. São Paulo: Atlas, 2000.

PASCHOAL T.; TAMAYO, A. Validação da escala de estresse no trabalho. Revista Estudos de Psicologia, v. 9, n. 1, p. 45-52, 2004.

PEREIRA, J. M. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2012

SEEGERS, G.; VAN ELDEREN, T. Examining a model of stress reactions of bank

directors. European Journal of Psychological Assessment, v. 12, n. 3, p. 212-223, 1996.

THOMÉ, Irineu. Empresas de Serviços Contábeis: Estrutura e Funcionamento. São Paulo. Editora Atlas 2001.

VELOSO, H. M.; PIMENTA, S. M. Fontes de Pressão e as Novas Configurações do Trabalho: Uma discussão sobre os Modelos de Análise Estresse Ocupacional Frente à Realidade Bancária. EnANPAD, 2004.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

VIEIRA, S. S. da C. et. al. Análise do nível de estresse do profissional de Contabilidade. 2012. Disponível em: < htp:/dx.doi.org/10.507/ 2175- 8069.2012v9n18p103>. Acesso em: 04 Nov. 2018.

Downloads

Publicado

2018-11-17

Edição

Seção

Artigos