Indústria 4.0 e Manufatura Aditiva: Um Estudo de Caso com os Consumidores de Calçados Produzidos nas Indústrias de Calçados de Juazeiro do Norte

Autores

  • Célio Monteiro Santos Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão
  • José de Figueiredo Belém Unileão

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1392

Palavras-chave:

Indústria 4.0. Manufatura Aditiva. Viabilidade. Eficiência na Produtividade.

Resumo

A indústria 4.0 e manufatura aditiva são novos modelos e conceitos de processos e tecnologias que implantadas nas organizações agregam valores quanto ao conhecimento dos processos elevando a sua capacidade produtiva e trazendo eficiência e redução de custos no produto acabado. Neste contexto o objetivo principal do trabalho em pesquisa se dar em analisar a satisfação dos consumidores dos produtos gerados através dessas tecnologias como meios que influenciem maior satisfação dos consumidores dos produtos da indústria de calçados, com redução dos custos e aumento da satisfação. Para isto este estudo teve o propósito de investigar se há satisfação por parte dos consumidores de calçados quanto há uma melhor adequação das indústrias, para se tornarem empresas que promovem o desenvolvimento econômico no município de Juazeiro do Norte. Diante dos objetivos expostos, o escopo possui dimensão exploratória onde a pesquisa teve por embasamento referências bibliográficas de autores que exploram a temática trabalhada, e aplicação de questionário com consumidores dos produtos.

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Biografia do Autor

Célio Monteiro Santos, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileão

[1] Graduando do curso de Administração do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileã[email protected]

 

José de Figueiredo Belém, Unileão

2] Professor Orientador do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio/Unileã[email protected]

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Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos