Análise dos Fatores Influenciadores do Empreendedorismo Ambulante no Setor Alimentício na Cidade de Juazeiro do Norte-CE

Autores

  • Italo Juan Fernandes Azevedo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Márcia Maria Leite Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1370

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Vendedores Ambulantes. Fatores de Motivação.

Resumo

A prática do empreendedorismo mostra-se cada vez mais frequente no Brasil, sendo uma ótima oportunidade para quem deseja ter o próprio negócio. O presente artigo tem como objetivo identificar os fatores influenciadores que levam indivíduos a torna-se empreenderes ambulantes no setor alimentício na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Trata-se de uma pesquisa com natureza descritiva, exploratória e de cunho quantitativo com fundamentação bibliográfica. A pesquisa foi realizada na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Na realização da pesquisa foram entrevistados 35 empreendedores ambulantes que estavam localizados ao lado de uma instituição de ensino superior, hospitais e praças públicas da cidade referida. A entrevista contou com 13 perguntas objetivas e subjetivas. Como resultado identificou que o desemprego, desejo pessoal, melhorias da condição financeira, liberdade de tempo e ser útil para a sociedade, são necessidades que motivam o empreendedorismo na cidade em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: Elaboração de Trabalhos na Graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, p. 25 - 37, 2014.

GEM, Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. 22 ed. Curitiba: IBQP, 2017.

HISRICH, Robert D. Empreendedorismo. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.

IBGE. População e Características Físicas de Juazeiro do Norte – Ceará. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama>. Acesso em: 20 abr. 2018.

JULIEN, Pierre André. Empreendedorismo Regional e a Economia do Conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2010.

KAUTONEN, T.; PALMROOS, J. The impact of a necessity-based start-up on subsequente entrepreneurial satisfaction. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 6, n. 3, p. 285-300, 2010.

LENZI, Fernando César. A Nova Geração de Empreendedores: Guia para Elaboração de um Plano de Negócios. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARITZ, A. New Zealand necessity entrepreneurs. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 1, n. 3-4, p. 255-264, 2004.

MALHEIROS, Bruno Taranto. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MENDES, Jerônimo. Empreendedorismo 360: A Prática na Prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Empreendedorismo: Vocação, Capacitação e Atuação Direcionada para o Plano de Negócio. São Paulo: Atlas, 2014.

RIGON, Fernando. O Cenário Atual da Economia Brasileira e as Tendências para as Cooperativas de Crédito: Caso Sicredi. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Empreendedorismo: Conceitos e Práticas Inovadoras. 1. ed. São Paulo: Érica, 2014.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira De. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A., 1991.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigos