Utilização de Tecnologias de Informação como Ferramenta Didática em Escolas Públicas no Estado de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1323

Palavras-chave:

Educação. Didática. Tecnologia.

Resumo

O ensino constitui uma ação social fundamental, o que em outros termos, é a construção da personalidade humana e de saberes, destaca-se a importância de buscar novas ferramentas tecnológicas de gestão pedagógica para intervenções educacionais no cotidiano da sala de aula, é essa solicitação, que expressa o surgimento de tecnologias de informação. A tecnologia é um dos elementos constituintes fundamentais da modernidade, ela transformou a forma de viver e de se relacionar do indivíduo, além de provocar desenvolvimento científico e tecnológico. Este trabalho tem o objetivo geral de verificar a utilização de tecnologias de informação para melhora da didática das escolas públicas no estado de Pernambuco. Consiste em uma revisão bibliográfica de caráter exploratório. Com o expressivo progresso do conhecimento de forma global, o emprego de tecnologias de informação e comunicação passaram a ser ferramentas fundamentais em nossas vidas. Essas tecnologias de informação e comunicação ainda não estão abrangente para todos, mas revolucionaram distintos campos da sociedade e originaram grandes mudanças na esfera da educação. Este estudo teve importância imperiosa para a ponderação e discussão das TIC, porque demonstrou que a utilização das TIC auxiliam de forma bastante positiva a didática dos professores e insere a escola em um plano de desenvolvimento que consente a sociedade atual. No estado de Pernambuco, alguns projetos foram agregados, mas, necessita-se de maior alcance, para que toda a rede educacional presencie e desenvolva tecnologias de informações em seu dia-a-dia, para que possa ser aprimorado mais ainda as didáticas dos docentes e para que os alunos recebam novos conceitos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Henrique Matias de Carvalho, UNIVASF

Gestão publica

Wágner Bruno Silva Coelho, UNIVASF

Fisioterapeuta. Especialista em Gestão da Saúde

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, 2008.

BECKER, Fernando. Educação e Construção do Conhecimento: Revista e Ampliada. Penso Editora, 2016.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani De Lorenzi; VANZIN, Tarcízio. As Tecnologias de Informação e Comunicação na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Revista Linhas, v. 9, n. 2, 2009.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. Brasiliense, 2017.

CANDAU, V. M. (Org.). A Didática em questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.

DOURADO, Irismar de França et al. Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 15, 2015.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, p. 30. São Paulo, 2001.

ENGUITA, Mariano Fernández et al. Educação e transformação social. 2007.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094., n. 6, p. 9-17, 2015.

FERNANDES, Sérgio Alexandre Simões. Sistemas de informação geográfica na gestão de campos de golfe: enquadramento teórico e caso de estudo do campo do golfe da Quinta do Lago. Tese de Doutorado. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação cartas pedagógicas e outros escritos. 2000.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Editora Paz e terra, 2014.

GOLDENSTEIN, Marlene Seica. Produção de conhecimento e atividade formativa: uma proposta para educadores autor. Tese de doutorado. Campinas, SP: [s.n.], 2009.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. didática. Cortez Editora, 2017.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2005.

MAIA, Ulisses Barros de Abreu. O uso das tecnologias de informação como instrumentos de poder no pentecostalismo brasileiro. Anais dos Simpósios da ABHR, v. 12, n. 1, 2011.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil: atores e cenários ao longo da história. Paco Editorial, 2017.

MARQUES, Mário Osório. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. 2ª ed. Ijuí: UNIJUÍ, v. 2, 2006.

MONTE, Marciel José. Programa Aluno Conectado: analisando a utilização do computador para a Educação Estatística em escolas de Pernambuco. XX EBRAPEM. 2016.

NICOLETE, Priscila Cadorin et al. Integração de tecnologias no ensino da matemática na educação fundamental pública. Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2016.

NÓBREGA, Maria Miriam Lima; GARCIA, Telma Ribeiro. Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: instrumental tecnológico para a prática profissional. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 62, n. 5, 2009.

PERNAMBUCO, Secretaria de Educação. Tecnologias nas escolas: conectando ideias. 2012.

RODRIGUES, João. Formação inicial de professores no uso das TICS para o ensino de biologia da Universidade Federal do Amazonas. Revista Areté| Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 19, p. 176-187, 2017.

SOBRINHO, José Dias. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 1, 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 23ª reimpr. São Paulo: Atlas, 2015.

ZUIN, Antonio AS. O Plano Nacional de Educação e as tecnologias da informação e comunicação. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Comment