Prioridades valorativas: considerações acerca dos valores humanos associados aos mandamentos da lei de Deus

Autores

  • Guiomar Bernardo de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v3i7.132

Palavras-chave:

Valores humanos, Mandamentos, religião.

Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as prioridades valorativas dos alunos da 5ª série do Colégio Gênios, comparando-as com as dos seus pais. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, correlacional, do tipo ex post facto. A amostra foi formada por alunos da quinta série do Colégio Gênios e por seus pais. Os participantes responderam a um instrumento, contendo as seguintes partes: a) Questionário dos Valores Humanos Básicos Associados aos Mandamentos da Lei de Deus, uma adaptação baseada no questionário dos Valores Humanos Básicos (Gouveia, 2003) e, b) Informações Sócio-Demográficas, contendo um conjunto de perguntas visando caracterizar a amostra, a exemplo de idade, sexo, religião, escolaridade, ocupação dos pais e situação conjugal dos mesmos. Por conta da possibilidade de encontrar na educação, um certo controle em relação as variáveis não consideradas aqui neste trabalho, e que apontem para uma influência da religiosidade no processo de transmissão dos Valores Humanos, torna-se mister levar à cabo mais estudos dessa natureza. Estes, em adição ao presente trabalho, conformarão uma base teórica para entendimento de que aspectos poderiam ajudar na promoção de uma vida mais saudável, com maior bem-estar e ajustamento escolar. Este trabalho foi mais um estudo no âmbito dos Valores Humanos e até que ponto, estes são absorvidos dos pais, podendo abrir campo para a realização de estudos futuros que complementem o conhecimento na área. Por conseguinte, pretendeu ser um instrumento a mais na compreensão desse construto, não havendo pretensão conclusiva.

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Publicado

2009-01-18

Edição

Seção

Artigo Original