Gestão de Pessoas: Agregar, Aplicar, Manter e Avaliar pessoas

Autores

  • Renata Dantas de Santana Faculdades Integradas Ages
  • Thiago Batista Lopes Prefeitura Municipal de Jeremoabo

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1315

Palavras-chave:

Gestão de Pessoas, Agregar, aplicar, manter e avaliar pessoas.

Resumo

As organizações estão passando por um momento de grandes mudanças e precisam se adaptar às já que, é uma questão de sobrevivência no mercado a busca pela flexibilidade e melhores alternativas de administração e comercialização de seus produtos e/ou serviços. Através da identificação e principalmente manutenção dos colaboradores que se tornam um grande diferencial para a empresa. Neste sentido, é importante pensar como a organização se relaciona com o seu quadro funcional e a partir daí estabelecer linhas internas de ação, seus colaboradores precisam ser respeitados e motivados para que tenham consciência de que auxiliam no alcance de objetivos, e que a união e o esforço conjunto atentam futuramente para o sucesso ou fracasso das mesmas. Deste modo, o presente artigo traz um levantamento bibliográfico, através de uma revisão de literatura acerca dos processos de: agregar, aplicar, manter e avaliar pessoas a luz de autores da área de gestão de pessoas, tema que merece ser discutido e debatido pelas organizações, visto que processos como recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenhos, remuneração, benefícios e incentivos são assuntos sempre atuais e de grande importância para que as empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Dantas de Santana, Faculdades Integradas Ages

Professora Universitária; Funcionária Pública; Administradora e graduanda em Sociologia. Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Hospitalar. 

 

Thiago Batista Lopes, Prefeitura Municipal de Jeremoabo

Funcionário público municipal na Prefeitura Municipal de Jeremoabo; Contador, especialista em Auditoria e Controladoria de Contas Públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4479888791038921.

Referências

ARAUJO, Luis César G. de. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

BERGAMINI, Cecília Whitaker; BERALDO, Deobel Ramos. Avaliação de desempenho humano na empresa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

BOHLANDER, George W; SNELL, Scott; SHERMAN, Arthur. Administração de Recursos Humanos. Trad. Maria Lúcia G. Leite Rosa. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Atlas, 2004.

GIL, A. C. Administração de recursos humanos: um enfoque profissional. São Paulo: Atlas, 1994.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva 2005.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de Pessoas. São Paulo: Saraiva 2005.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Trad. Reynaldo Marcondes. São Paulo: Pearson Prentise Hall, 2005.

VERGARA, Sylvia Constant Vergara. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.

TACHIZAWA, Takeshy; FERREIRA, Victor Cláudio Paradela; FORTUNA, Antônio Alfredo Mello. Gestão com Pessoas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001.

WAGNER III, John A; Hollenbeck, John R. Comportamento Organizacional. Trad.: Cid Knipel Moreira. São Paulo: Saraiva, 2004.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão