A importância da afetividade na relação professor aluno

Autores

  • Maria Suzana Sobral Braga Gondim
  • Eliane Maria dos Santos Costa

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v3i7.131

Palavras-chave:

Afetividade, Educação, Aprendizagem

Resumo

O presente estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, um conhecimento sobre a importância da afetividade no processo ensino/aprendizagem. Com as transformações rápidas que tem acometido o mundo, a escola tem incentivado cada vez mais o desenvolvimento cognitivo e a capacidade do aluno para sobressair-se profissionalmente. A força da educação calcada no afeto, tende a moldar o espírito de compreensão e solidariedade entre as pessoas, por isto deve ser trabalhado para levar o aluno a perceber o lado positivo da sua existência. No processo de desenvolvimento do emocional, o professor aparece como mediador do afeto, em conjunto com a escola e a família, uma vez que a afetividade acompanha o indivíduo desde o nascimento estendendo-se por toda sua vida. A educação baseada no respeito, na atenção e no afeto, leva o educando a ser mais compreensivo, mais seguro de si mesmo e a firmar sua personalidade com mais autonomia e maior capacidade de tomar decisões mais acertadas nas situações diversas da sua vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-18

Edição

Seção

Pesquisa