A Experiência de Amor dos Pais que tem Filhos com Deficiência no Processo de Aceitação

Autores

  • Marilene Alves de Souza UNILEÃO
  • Thércia Lucena Grangeiro Maranhão UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1305

Palavras-chave:

Deficiência. Família. Trajeto. Preconceito. Aceitação

Resumo

O presente trabalho retrata o percurso enfrentado pela família que tem um filho com deficiência. É relevante observar e analisar como acontece esse trajeto, a relação pais e filhos, e o processo de aceitação. Objetivando descrever e questionar os sentimentos dos pais em relação aos filhos, os sofrimentos que trazem essa situação nova, e como chegam à aceitação do filho. A pesquisa é bibliográfica. Com resultados e discussões percebe-se que, o nascimento de um filho com deficiência é uma realidade que assola os pais, deixando-os confusos, envoltos em dor e sofrimento. De início os pais são envolvidos pelo sentimento de culpa, transformando-se após em rejeição e vergonha. Precisarão superar juntos com o filho o preconceito da sociedade. É importante ressaltar que tudo se torna fácil de suportar quando os pais são envolvidos pelo nobre e verdadeiro sentimento de aceitação, quando conseguem enxergar a grandeza do filho. Através da aceitação a vida e os caminhos da pessoa com deficiência podem ser significativos e de sucesso.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Alves de Souza, UNILEÃO


 

Marilene Alves de Souza[1]; Thércia Lucena Grangeiro Maranhão2


[1] Psicóloga com  curso de Pós- Graduação no método ADI/TIP.

Thércia Lucena Grangeiro Maranhão, UNILEÃO

2 Psicologa CRP 11/05246. Professora da UNILEÃO. Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC.  Coordenadora da ABRH-CE Núcleo Cariri. E-mail:[email protected]

 

Referências

AMARAL, L. A. Pensar a Diferença/Deficiência. Brasília: Editora Corde, 1994.

ARANHA, M. S. F. Trabalho e Emprego. Brasília: CORDE, 2003.

BARTALOTTI, C. C. Nenhum de nós é tão esperto como todos nós. São Paulo: PUC/SP, 2004.

BRADT, J. O. Tornando-se pais: Famílias com filhos pequenos. In: CARTER, B.; MCGOLDRICK, M. As mudanças do ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1995.

BUSCAGLIA, L. F. Os deficientes e seus pais. Rio de Janeiro: Editora Record, 1993.

CAVALCANTE, F. Pessoas muito especiais: a construção social do portador de deficiência e a reinvenção da família. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2003.

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO NACIONAL DAS APAES. Belo Horizonte: Federação Nacional das APAEs, 1981.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 20 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.

FREUD, et al. Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan/ sob a orientação de J.-D. Nasio, com as contribuições de A.-M. Arcangioli; tradução, Vera Ribeiro; revisão, Marcos Comaru. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1995.

OCTAVE; MANNONI. Freud: uma biografia ilustrada. Rio de Janeiro: Editora: Jorge Zahar, 1994.

NASIO, Juan David. Introdução ás obras de Freud, Ferenczi, groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan . Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisar. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIPP, M. N. (Org.). Sexo para deficientes mentais: sexo e excepcional dependentes e não-dependentes. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1998.

MAGALHÃES, A. C. Família e Profissionais: rumo à parceria. Brasília: FNA, 1997.

MARCHESE, D. M. A. O Nascimento do Cidadão Diferente: Prognóstico ou Julgamento?. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2002.

MORAES, R. J. As Chaves do Inconsciente. 25 ed. Petrópolis. Rio de Janeiro Vozes, 2009.

NERI, M. Retratos da deficiência no Brasil. Rio de Janeiro: FGV/IBRE, 2003.

OMOTE, S. Reações de mães de deficientes mentais ao reconhecimento da condição dos filhos afetados: um estudo psicológico. São Paulo, 1980.

PUPO FILHO, R. A. O momento da descoberta. In: SOUZA, A. M. C. A criança especial: temas médicos, educativos e sociais. São Paulo: Roca; 2003.

REGEN, M. Mães e filhos especiais: relato de experiência com grupos de mães de crianças com deficiência. Brasília: CORDE, 1993.

RODRIGUES, S. Direito Civil. 32 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

SILVA, S. F. Experiências e necessidades de mães após o diagnóstico de deficiência física e mental de seu filho. São Carlo: Universidade Federal de São Carlos, 1998.

Sites:

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DE EXCEPCIONAIS - www.apaebrasil.org.br

COORDENARIA NACIONAL PARA A INTEGRAÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA - CORDE- www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), 24 de junho de 2010 - www.ibge.gov.br

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portal dos Serviços de Saúde do Governo Federal - portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/index.html noticias.terra.com.br/brasil/ 17 de outubro de 2003 . Disponível em > www.acessobrasil.org.br.2002.

Downloads

Publicado

2018-10-31

Edição

Seção

Artigo de Revisão