Um Estudo sobre a Pedagogia Jesuítica: o Ratio Studiorum e um breve Comparativo ao Projeto Político Pedagógico

Autores

  • Leilson Barros Oliveira Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Osvaldo Bezerra Lima Neto Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Sebastiana Micaela Amorim Lemos Universidade Regional do Cariri - URCA

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1246

Palavras-chave:

Pedagogia Jesuítica. Ratio Studiorum. Educação Brasileira

Resumo

Esse texto busca refletir em uma abordagem histórica sobre o Ratio Atque Institutio Studiorum Societatis Iesu que data de 1599, com validade para todas as escolas da Companhia de Jesus. O Ratio Studiorum significava “Regra de Estudos”; “Ordem de Estudos”; “Plano de Estudos da Companhia de Jesus”, um comparativo ao Projeto Político Pedagógico que servem de guia para organizar a proposta legal das escolas, mostrando que nele encontramos resquícios ou semelhanças propostas ao que determinava o Ratio Studiorum. Destacando e contextualizando os fatos históricos a influenciarem na sua construção, bem como sua influência para o sistema da educação no Brasil. Dados que evidenciam o percurso traçado até a publicação final, e que reflete até os dias atuais seu ensino tradicional.

 

 

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Biografia do Autor

Leilson Barros Oliveira, Universidade Regional do Cariri - URCA

1 Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri, Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Serviços Sociais pela Universidade Cândido Mendes. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. Leilson - [email protected];

Osvaldo Bezerra Lima Neto, Universidade Regional do Cariri - URCA

2 Graduado em Geografia pela Universidade Regional do Cariri, Especialista em Ensino de Geografia pela Faculdade de Juazeiro do Norte, Especialista em Ecologia pela Universidade Regional do Cariri e Especialista em Docência do Ensino Superior e Gestão Escolar com ênfase em Gestão Educacional. Pela Faculdade Evangélica do Piauí. Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. Osvaldo - [email protected];

Sebastiana Micaela Amorim Lemos, Universidade Regional do Cariri - URCA

3 Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri. Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Educação – MPEDU da URCA. Micaela - [email protected]


 

 

Referências

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Publicado

2018-07-29

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