Efeito da Terapia Manual em Pacientes com Lombalgia: Uma Revisão Integrativa

Autores

  • Dayana Sales Pereira Faculdade Independente do Nordeste
  • Virgílio Santana Junior CESUMAR (Centro Universitário de Maringá)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i41.1196

Palavras-chave:

lombalgia, terapia manual, fisioterapia

Resumo

A terapia manual em pacientes com lombalgia é uma técnica muito aplicada para melhorar a flexibilidade lombar de pessoas com e sem dor nesta região. Ela é caracterizada como um dos problemas de saúde mais frequentes na população geral. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica sobre o efeito da terapia manual em pacientes com lombalgia. As pesquisas foram realizadas a partir das bases de dados SciELO, LILACS e PEDro, no período de março a maio de 2018. Foram selecionados cinco artigos publicados entre 2005 e 2017 que tratavam da temática. Objetivo: Esse estudo teve como objetivo compilar informação a respeito do efeito da terapia manual em pacientes com lombalgia. Resultados: O trabalho proporcionou incrementar o conhecimento a respeito do tratamento da lombalgia, demonstrando que a técnica é de grande relevância e tem eficácia comprovada na diminuição da dor e, consequentemente, na evolução da capacidade funcional dos pacientes. Conclusão: O presente trabalho demostrou que a técnica de terapia manual é efetiva no tratamento de pessoas com diagnóstico de lombalgia, aumentando a capacidade funcional das mesmas.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayana Sales Pereira, Faculdade Independente do Nordeste


Virgílio Santana Junior, CESUMAR (Centro Universitário de Maringá)

Fisioterapeuta. Especialista em Terapia Manual e Postural

Referências

ALENCAR, G. G; Comparação do efeito da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva e da Estabilização Segmentar Vertebral na dor lombar e nas dimensões dos músculos multífidos e transverso do abdome em pacientes com hérnia de disco. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, 2016.

ALFIERI, F. M. et. al.; Comparação da flexibilidade, intensidade da dor e funcionalidade de portadores de hérnia discal submetidos à hidrocinesioterapia versus cinesioterapia clássica. Life Style Journal, p. 45-53, 1º semestre, São Paulo 2015.

BIAUCHL, A. B. et. al. Estudo comparativo entre os métodos Pilates no solo e Water Pilates na qualidade de vida e dor de pacientes com lombalgia. Revista do Departamento de Educação Física e Saúde e do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul / Unisc, v. 17, n. 4, Outubro/Dezembro 2016

BOSEHI,S.E; LIMA,C.D. Efeitos da manipulação torácica na dor e amplitude de movimento da coluna cervical. Revista de Iniciação Cientifica do Unilasalle, v.1.n.1, p.78-91,maio 2012.

KOBILL, A. F. M. Influência da Estabilização Segmentar core na dor e funcionalidade da coluna lombar. Fisioterapia Brasil, v. 18, n. 2, p. 148-153, 2017.

LOVADO, S..et,al.Protocolo de Tratamento para Hérnia de Disco Cervical: Estudo de Caso. Revista Eletrônica Saúde: Pesquisa e Reflexões. V.1,n1,p01-21,2011.

MONNERAT, E. et. al. Efeito da Mobilização Neural na melhora da dor e incapacidade funcional da hérnia de disco lombar subaguda. Fisioterapia Brasil, v. 13, n.1, janeiro/fevereiro de 2012.

MENDONÇA, E. M. T.; ANDRADE, T.M. Método Mckenzie como protocolo de tratamento em hérnia de disco lombar. Revista Interdisciplinar, v. 9, n. 3, p. 130-137, jul. ago. set. 2016.

SAMPAIO R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Departamento de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG – Brasil. Rev. Bras. Fisioter. São Carlos, v. 11, n.1, p. 83-89, jan. / fev. 2007.

SOUZA.et,al. Protocolo de terapia manual no tratamento para Hérnia de Disco: Estudo de Caso. Revista Eletrônica Saúde: Pesquisa e Reflexões. V.1,n1,p01-21,2011.

Downloads

Publicado

2018-07-29

Edição

Seção

Artigo de Revisão