A Contribuição dos Recursos de Coesão para o Leitor Durante o Processo de Construção da Representação Textual

Autores

  • Antonia Barros Gibson Simões Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB
  • Henrique Miguel de Lima Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB
  • Silva Danielli Cristina de Lima Silva Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB
  • Rita de Cássia Freire de Melo Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1193

Palavras-chave:

leitura, representação textual, processamento textual, recursos de coesão

Resumo

Partindo do pressuposto de que, a partir de fragmentos do texto, o usuário da língua aplica estratégias para compreendê-lo (DIJK  e KINTSCH, 1983), notamos que os conectivos podem influenciar na construção representacional do texto. A representação textual, construída durante a leitura (processamento) do texto, precisa ser coerente, neste sentido, os conectivos,  existindo em função coerência textual,  manifestam, explicitamente, como o leitor deverá relacionar os conteúdos dispostos em um texto, por isso devem ser relevantes para o leitor durante o processo de estabelecimento da coerência textual. A fim de refletirmos sobre a contribuição dos recursos de coesão durante a compreensão do texto, propomos, no presente trabalho,  um diálogo entre os textos Strategies of Discourse Comprehension (DIJK  e KINTSCH,1983) e The Semantics and Pragmatics of Functional Coherence in Discourse. (DIJK, 1980)- no que concerne à necessidade de construção representacional do texto- e a pesquisa psicolinguística sobre processamento textual, mais especificamente o processamento de conectivos, proposta e reportada por Sanders e Noordman e Vonk (1996). Por meio dos resultados encontrados pelos autores (NOORDMAN  e VONK, 1996) percebemos contribuições- significativas estatisticamente- dos recursos de coesão, do tipo conectivos, durante o processamento  textual que atestariam a relevância destes itens linguísticos na construção da representação mental do texto.

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Biografia do Autor

Antonia Barros Gibson Simões, Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB


[1] Doutoranda em Linguística – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB, Pesquisadora do Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB – LABROL/CNPQ Email: [email protected]


 

 

Henrique Miguel de Lima, Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB

1 Doutorando em Linguística – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB,  Pesquisador do VALPB/CNPQ Brasil. E-mail: [email protected];

Silva Danielli Cristina de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB

Mestranda em Linguística pela UFPB. Pesquisadora do Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB – LABROL/CNPQ. E-mail: [email protected]

Rita de Cássia Freire de Melo Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB

[4] Doutoranda em Linguística – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – PB, Pesquisadora do Laboratório de Processamento Linguístico da UFPB – LABROL/CNPQ Email: [email protected]

Referências

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Publicado

2018-06-07

Edição

Seção

Artigos