A Educação Ambiental na Escola Estadual Anízio Rodrigues Coelho, à partir do Projeto “Qualidade de Vida e Ações Sustentáveis”

Autores

  • Eva Lopes de Macedo Cordeiro Universsidad Hispano Guaraní - PY
  • Márcia Cristina Moraes Cotas Videira Universsidad Hispano Guaraní - PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1141

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Projeto, Ações sustentáveis

Resumo

Este artigo discute acerca de um projeto de educação ambiental na Escola Estadual Anízio Rodrigues Coelho, intitulado “Qualidade de vida e ações sustentáveis”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa participativa, tendo como sujeitos uma coordenadora pedagógica, alunos e professores do nono ano da escola citada. Foram desenvolvidas ações voltadas principalmente ao pleno uso dos recursos hídricos na escola e nas residências da comunidade escolar. Os dados coletados vieram de análise documental (Projeto); observação participantes e entrevistas – sem guias estruturadas; registros fotográficos. Os resultados demonstraram ganhos educacionais que ultrapassam os muros da escola por meio do desenvolvimento do Projeto, que produziu como resultado uma mudança de comportamento da comunidade escolar, por meio da prática de ações sustentáveis na escola e nas residências. Recomenda-se que o estudo sirva de referência para a implementação de outros projetos congêneres em outras instituições visando práticas e transformações necessárias ao desenvolvimento local sustentável do distrito de Nascente.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eva Lopes de Macedo Cordeiro, Universsidad Hispano Guaraní - PY

 

 

 

Referências

ABREU, Carlos. A sustentabilidade nas escolas. Atitudes sustentáveis. Publicado em 05 jul. 2010. Disponível em: <http://www.atitudessustentaveis.com.br/conscientizacao/ asustentabilidade-nas-escolas/>. Acesso em: 09 abr. 2011.

AMBICENTER. Portal de Informação e Legislação Ambiental. Arquivos. Educação Ambiental: A floresta e a água. Publicado pela AFUBRA - Associação dos Fumicultores do Brasil, sem data. Disponível em: <http://www.Ambicenter.com.br/ea01052200.htm>. Acesso em: 15 fev. 2011.

AZEVEDO, G. C. de. Uso de jornais e revistas na perscpetiva da representação social de meio ambiente em sala de uala. In: REIGOTA, Marcos. Verde cotidiano: O meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro – RJ: DP&A, 1999, pp. 72.

BRASIL. Constituição. Emenda Constitucional. Brasil. 3ª Revisão Constitucional, Brasil, 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. Políticas de melhoria da qualidade da educação: um balanço institucional. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília - DF: MEC/SEF, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília, 1997.

______. Ministério do Meio Ambiente. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº 9.795, de 27/04/1999. Brasil: MEC, 1999.

CAPRA, F. Falando a linguagem da natureza: princípios da sustentabilidade. In: STONE, M. K.; BARLOW, Z. (orgs). Alfabetização Ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. Tradução de Carmen Fischer. São Paulo: Cultrix, 2006.

______. Alfabetização Ecológica: O Desafio para a Educação do Século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.). Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

CASTELO, Celina Maria Montenegro. Construindo a cidadania no Ceará – Educação Agrícola. Fortaleza: Secretaria de Educação do Ceará, 2001.

CRUZ, Daniel. Ciências & Educação Ambiental. 3. ed. São Paulo - SP: Ática, 2005.

DIAS, Genebaldo F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo - SP: Gaia, 2000.

FARIA, Caroline. Pagamento por Serviços Ambientais. InfoEscola, 2009. Disponível em: <http://www.infoescola.com/ecologia/pagamento-porservicos-ambientais-psa/>. Acesso em: 18 dez. 2010.

FELIZARDO, Alexandra; ROBERTO, Helena; DIREITINHO, João; PESTANA, João. Degradação Ambiental. 8º Seminário Internacional Sobre Áreas Contaminadas. Realizado de 22 a 23 de outubro de 2009 em São Paulo – SP. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/13586584/Degradacao-Ambiental:. Acesso em: 07 nov. 2010.

HENRIQUES, Ricardo; TRAJBER, Rachel; MELLO, Soraia; LIPAI, Eneida M.; CHAMUSCA, Adelaide. Educação Ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Caderno SECAD 1. Brasília – DF: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), 2007.

JONNAERT, P; BORGHT, C. V. Criar condições para aprender: o modelo sócio construtivista na formação de professores. Porto Alegre - RS: Artmed, 2002.

MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. São Paulo - Sp:

Escrituras Editora, 2000.

MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Raquel. (coord.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Ministério do Meio Ambiente. Departamento de Educação Ambiental. Brasília: UNESCO, 2007.

MINAYO Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.

MPF. Ministério Público Federal. Resíduos. Programa de Gestão Ambiental. S/d. Disponível em: <http://pga.pgr.mpf.gov.br/pga/residuos>. Acesso em: 16 ago. 2011.

NADAL, Paula. Como fazer uma escola sustentável. Gestão Escolar, mai. 2010.

NADAL, Paula; LOPES, Noêmia. Estruturas e ações para uma escola sustentável. Nova Escola, mai. 2010.

OLIVA, J. M.; MATOS, J.; BUENO, E.; BONAT, M.; DOMÍNGUEZ, J.; VÁSQUEZ, A. Y ACEVEDO, J. A. Las exposiciones científicas escolares y su contribuición en el ámbito afectivo de los alimnos participantes. Invesutigación Didáctica. Enseñanza de las Ciencias. 2004. pp. 425-439.

PASQUALI, Ísis Samara Ruchel; CUNHA, Jader Tomazetti da; MASSING, Jacsson; ABICHT, Alexandre de Melo. Educação Ambiental: Educação Ambiental no Ensino Médio de Biologia. III SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2006.

PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação em saúde e educação ambiental estratégias de construção da escola promotora da saúde. LivreDocência. Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, 2000.

PINTO, Mario da Silva; ABREU, Álvaro de Paiva. Coleta e disposição do lixo no Brasil. Rio de Janeiro - RJ: CONSULTEC/FGV, 2003.

RIZOMAS. Recursos didáticos. Aulas práticas. 2008. Disponível em: <http://www.rizomas.net/utilidades-para-professores/aulas-praticas-deciencias.html>. Acesso em: 30 jun. 2011.

RODRIGUES, Ana Paula da Mota; RODRIGUES, Milena Goulart de Souza. A educação ambiental e os Parâmetros Curriculares Nacionais: um olhar sobre a transversalidade da questão. Projeto Final de Curso. Programa de Formação Profissional em Ciências Ambientais. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

VASCONCELLOS, H. S. R. A pesquisa-ação em projetos de Educação Ambiental. In: PEDRINI, A. G.; SILVEIRA, D. L.; DE PAULA, J. C.; VASCONCELLOS, H. S. R.; CASTRO, R. S. Educação ambiental: reflexões e práticas contemporâneas. Petrópolis: Vozes, 1997.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos