Diversidade Sexual no Ambiente Escolar: O Exemplo do Campus Iguatu do IFCE

Autores

  • Eliza Marta Gonçalves Ferreira Mestrado em Educação Agrícola do PPGEA/UFRRJ.
  • Antonia Edilzerina Rodrigues de Mendonça IFCE
  • Maria de Fátima Morais Alves IFCE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1140

Palavras-chave:

Inclusão, Escola, Diversidade sexual

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre como o conceito de inclusão é tratado nas normativas e discursos institucionais. Traz como cenário o campus Iguatu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para ilustrar por meio de exemplos concretos como se efetiva ou não a inclusão quando alargada para um público distinto da pessoa com deficiência. Aborda, embora de forma breve e incipiente, como o significado de inconsciente se manifesta nas linguagens dos regulamentos, nas falas e práticas dos que detém poder decisório entre os atores que compõem a instituição. Remete o conceito de inclusão para a diversidade sexual, no intuito de perceber a escola como reprodutora ou não de preconceitos, discriminação e violação de direitos no processo educativo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliza Marta Gonçalves Ferreira, Mestrado em Educação Agrícola do PPGEA/UFRRJ.

 

 

 

 

Referências

BARRETO, Andreia; ARAÚJO, Leila; PEREIRA, Maria Elizabete (Organizadoras). Gênero e Diversidade na Escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009 – Rio de Janeiro: CEPESC, Brasília: SPM, 2009.

BENELLI, Silvio José. O internato como instituição total e disciplinar produtora de subjetividades na contemporaneidade. In: MONTEIRO, Rosa Cristina e GONÇALVES, Silvia Maria Melo (Organizadoras). Internato na formação agrícola. Seropédica, RJ: EDUR, 2012.

BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual, gênero e homofobia na escola: introduzindo um debate. In: RETTA – Revista de educação técnica e tecnológica em ciências agrícolas/ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Vol. 3, n. 6 (2012) – Seropédica, RJ: EDUR, 2012.

BRASIL. Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. 5. tir. atual. Brasília: MEC/SEDH, 2006.

FILIPE, Ana Peixoto. Freud e o inconsciente. O olhar da Psicologia. Abril/2008. Disponível em http://psicob.blogspot.com.br/2008/04/freud-e-o-inconsciente.html.

GOUVÊA, Gabriela Abreu da Silva. Um curso num percurso de inclusão: contribuições da psicanálise e da saúde coletiva. Dissertação (Mestrado) – Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro, 2008.

SILVA, Aida Maria Monteiro. TAVARES, Celma. A formação cidadã no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2012 (Coleção educação em direitos humanos; v.2).

TEODOSIO, Sheila de Sousa. A inserção de mulheres nos cursos técnicos de Agropecuária e Agroindústria em Igautu-CE. Trabalho de Conclusão de Curso. IFCE Iguatu: 2015.

VIEIRA, Luciana Leila Fontes. As múltiplas faces da homossexualidade na obra freudiana. Revista Mal-estar e Subjetividade – Fortaleza – Vol. IX – Nº 2 – p. 487-525 – jun/2009.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos