O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores

Autores

  • Hesler Piedade Caffé Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Cláudio Alberto de Sá Quirino Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ivanir Lopes de Melo Universidade Norte do Paraná
  • Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1125

Palavras-chave:

Liderança, SEaD, Univasf, Motivação, Organização.

Resumo

Cada vez mais, as organizações modernas vêm prescindindo de liderança que exerça sobre a atuação dos colaboradores práticas de gestão mais dinâmicas e eficientes, que repercutam profundamente na motivação e participação quanto ao processo decisório. A figura do líder cada vez mais tem desempenhado um papel extremamente expressivo na orientação da produtividade e prestação de serviços de qualidade à sociedade, sem deixar, contudo, de conduzir aspectos de crescimento e desenvolvimento das políticas de pessoal. Em ambientes que são setoriais, cuja coordenação do líder recai sobre uma amplitude menor de profissionais, exercer as habilidades não deixa de ser tarefa desafiadora, ainda mais quando os atributos de liderança são incompatíveis sob a perspectiva dos liderados. Assim, busca-se, enquanto objetivo do artigo, investigar o papel da liderança no exercício de gestão da Secretaria de Ensino a Distância (SEaD) da Univasf. Para tanto, foi aplicado um questionário com os colaboradores e uma entrevista semiestruturada com o coordenador do setor, permeando a seleção de achados científicos em plataformas de busca online (Scielo, Spell, Google Acadêmico e Banco de Teses e de Dissertações da Capes. Enquanto resultados da pesquisa, observou-se na coordenação da SEaD traços de liderança democrática e visionária, cujo líder desempenha papel de conduzir as equipes para o desempenho de tarefas produtivas. Os colaboradores, por sua vez, reconhecem a presença do líder engajado, aberto ao diálogo, que estimule o crescimento e profissionalização, contribuindo para a construção da cultura com definido comportamento da empresa, motivador e que atribua a autonomia aos colaboradores, deixando-os mais livres para exercerem a sua criatividade e potencial.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hesler Piedade Caffé Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Administrador pela Estácio de Sá, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Escola de Engenharia Eletromecânica da Bahia; Especialista em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro (2009), Mestre em Gestão de Políticas Públicas da Comunicação; Professor da Faculdade São Francisco de Juazeiro: Graduação em Administração e em Comunicação Social e Pós Graduação em Gestão Estratégica e em Marketing; Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco: Pós Graduação em Gestão Pública. [email protected]

Cláudio Alberto de Sá Quirino, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Administrador pela Universidade Federal do Vale do São Francisco; Pós Graduação (Lato sensu) em Gestão de Pessoas pela Universidade Norte do Paraná e discente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Stricto Sensu) (PROFIAP). E-mail: [email protected]

Ivanir Lopes de Melo, Universidade Norte do Paraná

Administradora pela Universidade Norte do Paraná (2011); Discente da Pós Graduação em Gestão Pública e-mail: E- mail: [email protected]

Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Administradora pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2014); Enfermeira pela Universidade de Pernambuco; Especialista em Saúde do Trabalhador (2015); Especialista em Gestão em Saúde UNIVASF (2016); Discente da Pós – Graduação em Gestão Pública (UNIVASF). e- mail: [email protected]

Referências

ALMEIDA, L. Liderança organizacional. Álvaro dias, Miguel Varela, José Costa (Orgs.), Excelência Organizacional, p. 33-68, 2013.

ANTONELLO, Claudia; GODOY, Arilda. Aprendizagem organizacional no Brasil. Bookman Editora, 2009.

ARAÚJO, Marley, et al. Perfil de funcionários e eficácia de liderança na resolução de situações críticas. Reuna, 2014.

BARBOZA, T.; QUEIROZ, A.; LOPES, M. Análise do Comportamento Organizacional em Diferentes Culturas Organizacionais. 2017.

BARRETO, L. Cultura organizacional e liderança: relação possível?. Revista de Administração, v. 48, n. 1, p. 34-52, 2013.

BATISTA, J. A influência da liderança na motivação da equipe. Revista Eletrônica Novo Enfoque, v. 13, n. 13, p. 195-206, 2011.

BERGAMINI, C. Liderança: a administração do sentido. Revista de Administração de Empresas, v. 34, n. 3, p. 102-114, 1994.

CARVALHO, J. Estilos de Liderança e Motivação-Estudo em IPSS’s de VN Famalicão. StudiesofOrganisational Management &Sustainability, v. 2, n. 1, p. 36-60, 2014.

ESPINDOLA, M.; OLIVEIRA, A. Análise comportamental: estudo de como comportamento organizacional pode influenciar o clima organizacional da indústria. SYNTHESIS| Revistal Digital FAPAM, v. 1, n. 1, p. 179-200, 2016.

HERSEY, P.; BLANCHARD, K. Psicologia para administradores: a teoria da liderança situacional. In: Psicologia para administradores: teoria e técnicas da liderança situacional. Epu, 1986.

KOUZES, J.; POSNER, B.; DUQUE, J. O desafio da liderança. 2003.

LOPES, V.; CASSUNDÉ, F. A importância do Comportamento Organizacional para o alcance da eficácia empresarial. Id on Line, v. 9, n. 27, p. 154-166, 2015.

LUND, M. Liderança e motivação. In: Gestão de pessoas. FGV, 2009.

MARTINS. Liderança e Motivação. Rio de Janeiro, 2010.

PEREIRA, Alonso. A liderança como fator de diferencial competitivo. Negócios em Projeção, v. 5, n. 1, 2014.

PEREZ, Olivia; OLIVEIRA, Ana. Liderança eficaz: o poder e a influência de um líder no comportamento organizacional de uma empresa. Administração de Empresas em Revista, v. 14, n. 15, p. 1-16, 2015.

RICHARDSON, Roberto. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2007

SANTOS, Benedito. Cultura organizacional: revisão sistemática da literatura. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 17, n. 2, p. 129-136, 2017.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. Atlas, 2009.

SELL, Carlos. Democracia com liderança: Max Weber e o conceito de democracia plebiscitária. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 5, p. 139-166, 2011.

SILVA, Vanessa; FERRETT, Kézia; MANCINI, Ronaldo. Recrutamento e Seleção: Um estudo sobre as técnicas utilizadas nas organizações. ETIC-ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-ISSN 21-76-8498, 2015, 10.10.

SILVA, Ana. Cultura organizacional: meta análise. 2016. Tese de Doutorado. Instituto Superior de Economia e Gestão.

WEBER, Lidia. Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais. Psicologia Escolar e Educacional, v. 16, n. 2, 2012.

Downloads

Publicado

2018-05-30

Edição

Seção

Artigos